O Rugby, um dos esportes mais praticados do mundo e ainda pouco conhecido por aqui, passa a ser mais um parceiro da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer SEGEL no naipe feminino. Através do Projeto Atleta do Futuro o Velho Oeste Rugby Clube está disponibilizando 60 vagas para jovens de 14 a 17 anos. A modalidade, tanto feminino quando masculino, tem atividades no Completo Esportivo Milton Sander, o Verdão.
Quem quiser conhecer a modalidade terá oportunidade no dia 21 de fevereiro, quando o Rugby catarinense recepcionará as equipes argentinas do Carajá. Com base do Chapecó Rugby a Seleção Catarinense enfrentará os hermanos no masculino, com equipes de 15 atletas e no feminino o Velho Oeste Rugby jogará contra as argentinas na modalidade Seven (7).
A Vice-presidente do Velho Oeste Rugby Clube, Caroline Liana Surdi Sbalqueiro, conta que a Argentina tem alto nível nessa modalidade e diz que o evento do dia 21 é oportunidade para divulgar a modalidade e preparar as equipes para eventos futuros. A equipe feminina é recente, tem um ano de atividade e conquistou o terceiro lugar no estadual do ano passado.
Uma das maiores dificuldades para a manutenção das atividades, viagens e de suprimento material é a falta de apoio financeiro, que se dá também em razão da modalidade ser pouco conhecida. Isso também não atrai interessados em praticar o Rugby, lamenta Caroline Sbalqueiro. A modalidade fez treinos todos os domingos a partir das 17 horas no Verdão e durante a semana os atletas trabalham fisicamente em academias e praças.