Inauguradas duas novas unidades escolares em Chapecó

Duas novas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Chapecó foram inauguradas nesta quarta-feira: o Centro de Educação Infantil Professora Juliana Sive Pommerening, no loteamento New Villas, e a Escola Básica Municipal Thereza Gaboardi Baldissera, no bairro Seminário.

“Estamos retomando as aulas com quase 25 mil alunos e com novos espaços, o CEIM, que era uma obra esperada há anos, num espaço moderno, e a Escola Thereza Baldissera, onde teremos o ensino infantil e fundamental até o 5º ano, num espaço amplo. Uma educação de qualidade se faz com espaços apropriados e profissionais capacitados”, disse a secretária de Educação, Astrit Tozzo.

O prefeito João Rodrigues, destacou os investimentos em Educação no Município.

“Fomos o primeiro município do Brasil a aderir ao novo piso salarial dos professores, acima de R$ 3,8 mil mas que no município mais de 90% vão ganhar mais de R$ 6,8 mil. Isso é valorização. Além disso vamos abrir novos espaços, como o CEIM Agro, no Loteamento Colato, com mil vagas, além da Escola de Talentos, no loteamento Thiago”, disse o prefeito.

O CEIM Juliana Sive Pommerening começará o atendimento com 126 alunos, mas terá capacidade pra 500. O primeiro dia foi de entrevista com os pais. Jocelin Julian, que é haitiano e mora há seis anos no Brasil, esteve na inauguração, com o filho Juliano Julian, de seis anos.

“O espaço ficou bem legal. Ele gostou”, disse o pai.

Luciana Favero Gosh levou o filho Kauan Gosh, de quatro anos, e também elogiou o novo espaço. “Gostei, ficou bem bonito”, destacou.

Os familiares da professora homenageada com o nome da escola, que foi servidora e gestora da Educação por 10 anos, estiveram na inauguração.

“É um misto de tristeza e alegria, mas estou feliz pelo reconhecimento, é uma homenagem justa”, disse a mãe de Juliana, Maria Lurdes Sive.

A EBM Thereza Gaboardi Baldissera, que antes funcionava na Água Amarela, agora está num espaço amplo, no Seminário, onde já funcionou a UFFS e o colégio e Faculdade Santa Rita. Serão atendidos 315 alunos do Ensino Infantil e 60 do Ensino Fundamental.

“Gostei de tudo”, disse o aluno Enzo Gabriel de Oliveira, oito anos. Ele chegou a estudar no Santa Rita e, no ano passado, na escola municipal. Os pais, Josmar e Andréia de Oliveira, também ficaram felizes pelo retorno ao espaço, que é amplo. O irmão de Enzo, Richard, de seis anos, também está na escola.

Familiares da homenageada também estiveram na inauguração. O prefeito João Rodrigues também anunciou que até o final do ano pretende asfaltar a rua Canários da Terra, que passa em frente a escola.