A Escola Básica Municipal de Sede Figueira viveu uma experiência muito especial e diferenciada na tarde de segunda-feira. Os alunos organizaram, com auxílio da direção e colaboração das famílias, uma comemoração para aqueles que fazem ou fizeram aniversário ao longo do primeiro trimestre do ano.
A ideia surgiu quando os estudantes do sétimo ano manifestaram desejo de realizar uma festa de aniversário para os colegas da turma. A direção da escola, coordenação e professores, apoiaram a ideia e sugeriram que a comemoração se estendesse a todos os aniversariantes da escola.
Para manter e incentivar os hábitos saudáveis de alimentação, foram servidas frutas, arrecadadas pelos aniversariantes, e suco, tendo, inclusive, o tradicional bolo. A nossa ideia, agora, é fazer trimestral e daí comemorar os aniversariantes dos trimestres, sempre dessa maneira e envolvendo todos os alunos, professores e servidores, disse a professora regente do sétimo ano, Laís Rodrigues de Almeida. Foi muito bom ver os alunos na preparação da festa, a turma até criou um grupo de whatsapp para se organizar e assim ter uma variedade de frutas, explicou, Lais.
A gestão da escola também buscou doações e adquiriu mais frutas para que o momento se tornasse ainda mais atrativo e divertido. As frutas foram higienizadas e organizadas pela servidora responsável pelo lanche da instituição que não mediu esforços para deixar o bolo bonito e saboroso.
O estudante do sétimo ano, Rafael Tressoldi, de 11 anos, afirmou que é possível e necessário adaptar-se. Hoje, nós percebemos que a gente pode se divertir também com uma alimentação saudável, disse ele. A pequena Gabrieli Lavall, de 7 anos e estudante do segundo ano, afirmou eu gostei da festa feita para meus amigos. Gostei do bolo, das frutas. Tudo é mais que divertido!.
Para a gestora da escola, Elizane Severo, é muito importante ouvir os alunos. A gestão precisa ouvir os alunos e professores para que todos se sintam parte da escola, finalizou.