Background

Notícias

Setor de Educação Especial realiza capacitação e planejamento

Compartilhar

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do setor de Educação Especial, promoveu ontem, quarta-feira, a Formação Continuada para os docentes da sala de recursos multifuncional (SRM). O encontro ocorreu na EBM Paulo Freire. A capacitação proporcionou o primeiro encontro de polos da SRM, com o objetivo de orientar no planejamento do plano educacional especializado individualizado.

De acordo com a gerente de Educação Especial, Jucilei Aparecida Blanger Perin, os encontros por polos tem a intencionalidade de oportunizar e compartilhar experiências na elaboração do plano do atendimento educacional especializado. “Compreender a funcionalidade do estudante com deficiência é fundamental para planejar, recursos, metodologia e estratégias de ensino com o objetivo de complementação/ou suplementação, diferindo das atividades do ensino regular”, salientou Jucilei.

A professora da SRM, Gislene Turatti, da EBM Padre José Anchieta, comenta: “A formação foi muito significativa, a experiência foi maravilhosa e contribuiu para pensar estratégias significativas para os estudantes que frequentam o Atendimento Educacional Especializado. Pelo diálogo com as professoras da SRM e a mediação da equipe do setor de Educação Especial percebi o quanto é importante o papel da SRM no processo de inclusão na escola e fora dela. Compreendi o quanto é relevante o docente ter o conhecimento do currículo escolar para complementação/suplementação, pois o atendimento não se configura no reforço escolar e sim na estimulação das funções psicológicas superiores para que os estudantes desenvolvam muitas habilidades.”

A Secretária de Educação, Astrit Tozzo, explica que a sistematização do plano do Atendimento Educacional Especializado oportuniza o direito de aprendizagem dos estudantes com deficiência, nas condições de acessos e oportunidades, além de promover a cultura da inclusão no contexto educacional.