Chapecó está substituindo 200 lixeiras por estruturas mais resistentes

Lixeiras de metal que estão sem tampa, enferrujadas e com buracos estão sendo substituídas em Chapecó, por novos contêineres em PEAD (polietileno de alta densidade), que são antichamas e também mais higiênicos, pois tem uma abertura para saída de água.

De acordo com a gerente de Saneamento da Secretaria de Infraestrutura do Município, Graciela Heckler, são 200 unidades que estão sendo substituídas, pois estavam sem condições e causando perda de material, principalmente quando chovia.

Já foram retirados 158 contêineres de latão e colocados novos, nos bairros Jardim Itália, Passo dos Fortes, São Cristóvão, Maria Goretti, Palmital e SAIC.

A previsão é de concluir a troca das 200 unidades nos próximos dias. A substituição é apenas das unidades de material reciclável, que são da cor laranja. Nestes locais devem ser depositados materiais como papel, papelão, garrafas PET ou de vidro, plástico, caixa de leite e potes lavados e secos, entre outros.

Já o material orgânico deve ser colocado nos contêineres verdes. E outros materiais, como eletrônicos, eletrodomésticos, vidro, pilhas, pneus e lâmpadas, devem ser levados até um dos Ecopontos, da Prefeitura, Secretaria de Infraestrutura ou Parque da Efapi. A Prefeitura não recebe entulho de construção.

A Administração Municipal também colocou recipientes específicos para vidro ao longo da Avenida Getúlio Vargas, principalmente para o descarte de garrafas. Já foram instalados 13 Pontos de Entrega Voluntária de Vidro. Outros sete devem ser instalados nos próximos dias, sendo dois na região da Efapi.