Saúde emite alerta devido ao aumento de casos de dengue

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde e a Secretaria de Saúde de Chapecó emitiram nesta sexta-feira um alerta devido ao aumento dos casos de dengue no município.

Com 354 casos positivos, 12 pacientes internados e 1.544 casos suspeitos, a situação do município é considerada da Alto Risco. Três bairros já estão com surto da doença, que são Eldorado, com 152 casos, Efapi, com 117 casos, e Vila Real, com 18 casos.

A coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Karina Giachini, lembra a população que a dengue é uma doenças transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti que esteja infectado.

O alerta é para que a população tome os cuidados de eliminar depósitos de água parada, receba os agentes de combate a endemias e faça o uso de repelente diariamente.

Na sexta-feira foi realizada uma reunião no auditório da Prefeitura Municipal, com o prefeito João Rodrigues, secretários, vereadores, gestores de escolas e lideranças da sociedade civil, para conclamar uma mobilização de combate aos criadouros de mosquito.

A Prefeitura também anunciou a contratação emergencial de 30 agendes de combate a endemias, para reforçar as ações de visitas de casa em casa e mutirões. As escolas vão trabalhar o tema em sala de aula.

Na quarta-feira haverá uma reunião na Unochapecó, com prefeitos, secretários de Saúde e representantes do Governo do Estado, para definir ações conjuntas na região.