Escola Municipal do Eldorado realiza ação contra a dengue

As escolas municipais estão engajadas no combate ao mosquito Aedes aegypti, devido ao aumento de casos de dengue no município. Um exemplo é a Escola Básica Municipal Maria Bordignon Destri, do bairro Eldorado, um dos bairros onde tem surto da doença. A escola, em parceria com a Vigilância em Saúde Ambiental, lançou o projeto “Escola e Comunidade no Combate à Dengue”. Primeiro foi realizada a conscientização e nesta terça foi solicitado aos alunos que trouxessem o reciclável de casa, para evitar que acumulem água.

“Os alunos que tinham algum recipiente em casa que poderia causar a proliferação do mosquito trouxeram material, pets, embalagens de material de limpeza, tampinhas e outros. Mas a maioria das famílias já fez uma limpeza dos terrenos”, disse o gestor da escola, Paulo Oro.

São 435 alunos e 46 professores e funcionários que estão envolvidos na atividade.

“Aqui, na escola, nós estamos falando sobre os cuidados que devemos ter em relação à dengue. Estamos fazendo várias atividades e o mutirão serve para alertar toda a comunidade. Eu vejo muito lixo jogado aqui na rua e isso é preocupante. Cada um precisa fazer sua parte para combater o mosquito”, disse o aluno Brayan Luan de Jesus, do 6º ano.

No que se refere às ações diárias que se deve ter, o aluno Mateus Prigoli, 9º ano, explicou que “recolher os recipientes que acumulam água é fundamental! É preciso observar baldes, garrafas pet, vasos de plantas, pneus e a água dos animais”. Mateus, também alerta para os sintomas da doença: “Percebendo algum sintoma como febre alta, dor de cabeça, dor muscular, desânimo, fraqueza, dor nos olhos… devemos procurar um médico", disse.

De acordo com o boletim epidemiológico de segunda-feira, Chapecó conta com 451 casos ativos de dengue.