Background

Notícias

Programa Entra21 - Formação Gratuita em Tecnologia beneficiará jovens de Chapecó

Compartilhar


Formar Milhares de Jovens para a Tecnologia em 2022 por todo o Estado de Santa Catarina: este é o objetivo do Programa do Entra21 que está em sua 17ª edição e já capacitou mais de 5000 pessoas para as oportunidades do setor.

O programa é uma iniciativa do Polo Tecnológico de Informação e Comunicação da Região de Blumenau (Blusoft) com o apoio da prefeitura de Blumenau e empresas âncoras (financiadoras). Desde 2006, quando iniciou, conta com o Governo do Estado, através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), como principal financiador. Neste ano, a fundação dobrou os recursos para ampliar o programa, investindo R$ 2 milhões.

Estão sendo lançadas mais de 600 vagas em 480 horas/aula de curso online (ao vivo) ou presencias e ainda milhares de oportunidades para trilhas de aprendizado EAD. Ou seja, todo candidato (a) que se inscrever será beneficiado de alguma forma!

Em Chapecó, ocorrerá uma Turma de Programação C#, oportunizando 30 alunos no modo Presencial. As aulas ocorrerão no no Senac de Chapecó. Além disso, os chapecoenses terão a possiblidade de se inserirem nas demais vagas online que completarão as 600 oportunidades de treinamento técnico síncrono em todo o Estado. Ou mesmo, se não selecionados (as), receber o acesso a trilha de aprendizado em TI EAD que será ofertada a todo candidato (a) inscrito (a).

Os interessados em fazer o Entra21 precisam ter mais de 16 anos e ter cursado ou estar cursando o Ensino Médio. Parte das vagas serão destinadas a pessoas acima de 30 anos que queiram voltar para o mercado de trabalho, mudar de profissão ou se especializar. Também haverá vagas para pessoas com necessidades especiais.

Um dos diferenciais do Entra21 é a empregabilidade. Nos três primeiros meses após a formatura pelo menos dois terços dos alunos costumam estar empregados – muitas vezes chegando a picos de 80%. “O programa realmente me preparou para o mercado de trabalho. Ele não apenas me deu o conhecimento técnico, mas também toda formação para eu poder chegar na empresa, fazer a entrevista”, avaliou Laisa Marques Mendonça, que participou da primeira edição do Programa e hoje ocupa o cargo de Gerente de Projetos em TI em uma multinacional.

O curso será realizado de abril a outubro, no período da manhã, da tarde ou da noite, com 480 horas de formação. Destas, 356 horas serão de disciplinas técnicas, onde o aluno fará uma das especialidades: Python, C#, React, Java, Dev. Mobile, Front End, Banco de Dados, PHP, Vue.js, Analista de Dados, Flutter, UX & UI, Marketing Digital, ou Pacote Office. Também terá aulas de Inglês (80h), Desenvolvimento Humano e Criação de Portfólio (24h), Empreendedorismo e Inovação (8h) e Contabilidade e Finanças (12h).

As inscrições transcorrem até 27 de março e os interessados podem se inscrever através do site entra21.com.br