Background

Notícias

Mutirões da dengue na Vila Esperança e Vila Páscoa, no Efapi

Compartilhar

A Vigilância em Saúde Ambiental de Chapecó programou para este sábado mutirões de Combate à Dengue no bairro Efapi, nos loteamentos Vila Esperança e Vila Páscoa. A ação começa às 8h e vai até às 12h.

Nesta semana Chapecó decretou situação de emergência devido à alta infestação pelo mosquito Aedes Aegypti no município. São 303 focos registrados em 2022, sendo que em 2021 foram 1407 focos. Com uma infestação de Alto Risco e o grande aumento de casos suspeitos (2278) e positivos (668) de dengue neste momento com situação de epidemia. O maior registro de casos é nos bairros Eldorado (227) Efapi (250), Vila Real (42), Cristo Rei (12) e os demais em outros bairros, com cinco pacientes internados no dia de hoje.

Esta ação tem como objetivo o bloqueio de transmissão, visando à retirada de ovos do mosquito do ambiente e consequentemente reduzir a infestação do mosquito no município e a transmissão viral.

Haverá uso de carro de som para orientação à população, drone para busca de depósitos de difícil acesso e a presença dos Fiscais de Vigilância Sanitária para a vistoria e autuação frente às situações irregulares. Serão 46 agentes de saúde e de combate a endemias que vão participar da ação.