Alunos e professores da rede municipal recebem material didático

A construção da qualidade e equidade educacional precede um alinhamento dos processos pedagógicos que se desenvolvem em todas as escolas da Rede, seja ela uma escola urbana, seja uma escola na mais distante comunidade rural, os direitos de aprendizagem dos alunos devem ser garantidos. Para tanto, uma das ações da Secretaria Municipal de Educação é investir em material didático referência para os mais de 12.719 alunos que é de sua responsabilidade, bem como para os mais de 900 professores que atuam no ensino Fundamental.

Assim, na manhã desta terça-feira, a Secretária de Educação, Astrit Savaris Tozzo, juntamente com o Prefeito de Chapecó, João Rodrigues, realizaram o ato de entrega dos livros do Sistema OPET, na EBM Jacob Gisi. O material foi adquirido para ser utilizado ao longo de 2022 e contempla uma gama de recursos didáticos metodológicos que inclui estratégias e materiais para as diferentes etapas da aula, inclusive aprofundamentos e linguagens adequadas a cada fase de desenvolvimento dos alunos, bem como o acesso e uso pedagógico por alunos e professores da Plataforma Inspira, a qual traz a imersão da escola ao mundo digital, facilitando e dinamizando as aulas. Assim, além de superar as lacunas de aprendizagens advindas do período pandêmico, o conjunto de material e seus recursos que cada aluno e professor tem a partir de agora, alicerçam e valorizam o percurso Educacional das Escolas Básicas Municipais de Chapecó.

“O que nos trouxe aqui, é um motivo de muito orgulho para os professores, Secretaria de Educação e, principalmente, para as crianças, que é a compra do material didático para os estudantes do 1º ao 9º ano da Educação Municipal de Chapecó”, disse a Secretária de Educação, Astrit Tozzo. Ela explicou que todas as crianças irão ter o seu livro para usar na escola e levar para casa e que nele é possível fazer anotações e responder as atividades nos livros. “Com isso, a gente entende, que os estudantes vão ter que estudar muito, e espera que os professores façam bom uso do material para realmente nós elevarmos as condições educacionais do município”, finalizou a Secretária.

O prefeito João Rodrigues explicou ao público que o material foi adquirido com recursos do município. “A nossa preocupação é que cada um de vocês tenha um material qualificado, idêntico ao do seu colega para fazer o melhor estudo, para que quando vocês cresçam tenham melhores oportunidades de vida, pois é no estudo que você constrói o futuro. Hoje, pode até ser cansativo na sala de aula, você pode até não ter muito interesse pelo estudo, mas essa gota vai secar lá na frente. Então, se dedique agora, aproveite esse tempo. O poder público está trazendo o que tem de melhor pra criar a oportunidade, um futuro melhor para cada um e para cada uma de vocês”, destacou o prefeito.