Chapecó capacita servidores municipais sobre atendimento ao cidadão

Aproximadamente 360 servidores municipais de Chapecó participarão de capacitação sobre atendimento ao cidadão. Essa iniciativa faz parte do Programa Capacita Servidor, implementado neste ano pela Administração Municipal com o objetivo de disponibilizar qualificação profissional nas mais diversas áreas do serviço público englobando conhecimentos técnicos, humanos e emocionais. Nesta semana, ocorreu o terceiro encontro do evento “Para início de conversa vamos comunicar com excelência”, promovido em parceria com o Sebrae/SC por meio do Programa Cidade Empreendedora.

A temática foi ministrada pela consultora credenciada do Sebrae/SC e jornalista Lizane Lauermann Signorati a um grupo de auxiliares administrativos. Na capacitação é abordada a importância de atender bem a comunidade, de transmitir informações de maneira clara e objetiva, de direcionar corretamente o cidadão, de priorizar a solução e não o problema e de construir um município melhor com base nesse atendimento. O intuito do Poder Público é disponibilizar informações e técnicas para que os profissionais possam aprimorar sua performance, independentemente do tempo de serviço, seja contratação com menos de um ano até mais de 20 anos de carreira pública. O próximo encontro está previsto para abril.

De acordo com o psicólogo e coordenador do Capacita Servidor, Jairo Lunardi, a parceria com o Sebrae/SC prevê capacitações com outras temáticas, a exemplo de liderança e qualidade de vida no trabalho. “A ideia é utilizar as áreas de expertise da entidade, alinhado à necessidade da gestão pública, para oferecer qualificações aos servidores municipais. Sabemos que eles são os porta-vozes, estão na linha de frente, e a imagem positiva ou negativa do Poder Público é influenciada por eles, por isso a importância da constante atualização”, observa ao comentar que Chapecó conta com aproximadamente 6 mil servidores municipais.

Lunardi antecipa que até final de abril, entre as capacitações do programa e da parceria com o Sebrae/SC, a intenção é qualificar mais de 2 mil servidores com a oferta de 70 horas aulas de cursos. “A participação tem sido positiva, pois temos preenchido 100% das vagas. Para abril promoveremos 15 palestras e todas estão com as inscrições encerradas, ou seja, na próxima semana divulgaremos o cronograma para maio”, comenta. Entre outras temáticas que serão trabalhadas pelo Capacita Servidor estão: primeiros socorros, Excel, inteligência emocional, 5 S, gestão de conflito, processo de licitação, compras públicas, operação de máquinas pesadas, mecânica e elétrica.