Chapecó quer flexibilizar uso das margens do lago no Goio-Ên

Moradores ribeirinhos do Goio-Ên, empresários e investidores querem flexibilizar as regras de uso do entorno do lago que foi formado no Rio Uruguai, a partir da implantação da barragem da Usina Foz do Chapecó. A Administração Municipal está apoiando o movimento, pois entende que a região tem um grande potencial turístico e isso vai trazer desenvolvimento.

Nesse sentido foi realizada na manhã dessa quarta-feira uma reunião no gabinete do prefeito João Rodrigues, com a presença do diretor da Foz do Chapecó Energia, Otávio Luiz Rennó Grilo, o diretor de Agricultura e responsável pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Jonas Bringhenti, o representante da Câmara de Vereadores, Mauro Zandavalli, e o representante dos moradores ribeirinhos, Volmir Santolin.

De acordo com o vereador Mauro Zandavalli, foram tratadas de algumas medidas mitigatórias que no entender dos moradores estariam pendentes desde a implantação da barragem, além de rediscutir as inconsistências do Pacuera, Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial. Este plano estabelece as regras para o uso do entorno do lago formado no Rio Uruguai, após a construção da barragem da hidrelétrica Foz do Chapecó. Segundo o vereador o objetivo é flexibilizar estas regras pois o plano impõe muitas dificuldades para moradores do Vale do Rio Uruguai, pescadores e proprietários de áreas próximas, para acesso ao lago e investimentos. Inclusive haveria interesse de implantação de resorts no Goio-Ên.

De acordo com o prefeito João Rodrigues, o objetivo é realizar uma ocupação ordenada, desenvolvendo o turismo e permitindo atividades como a implantação de criação de peixes em tanques rede. Até porque em outros lagos de hidrelétricas tais atividades são permitidas.

Ficou acertado que uma nova reunião será realizada em breve, com o IBAMA, para tratar do assunto.