Professores de Educação Física da Rede Municipal realizam troca de experiências

A Educação Física pode ser considerada um dos principais elementos da Educação Infantil, no qual por intermédio de práticas lúdicas e recreativas, possibilita à criança a construção do conhecimento. Deste modo, na tarde do dia 06 de abril, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Setor de Educação Infantil, juntamente com a equipe Baú da Pré-escola, no formato online, oportunizou aos professores de Educação Física e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil um momento de troca de conhecimentos, a fim de aperfeiçoar as práticas pedagógicas.

Enquanto componente curricular da Educação Básica, a Educação Física exerce um papel importante na Educação Infantil. O professor Adan G. Campos, que atua no CEIM São Pedro, relatou: “Acredito que a formação teve como principal objetivo, mostrar que o trabalho fica ainda mais significativo quando pensamos e trazemos à tona aquilo que é a necessidade das nossas crianças. Além de pensar em uma boa aula, devemos pensar em como as crianças estão se percebendo enquanto indivíduos, e quais as possibilidades de desenvolvimento estamos oportunizando a elas, e em suas relações como os outros”.

Para a Secretária de Educação, Astrit Tozzo, este componente promove o maior número de experiências possíveis, que contemplem o movimento, habilidades cognitivas e afetivas contribuindo no processo de desenvolvimento integral das crianças.

O momento proporcionou a reflexão do trabalho pedagógico, a partir dos campos de experiência, bem como, a jornada cotidiana na Educação Infantil, evidenciando a identidade profissional do professor de Educação Física que opta por trabalhar na primeira etapa da educação básica, qualificando o trabalho realizado nas instituições municipais.