Mais cinco dependentes químicos, duas mulheres e três homens, foram encaminhados para tratamento na manhã desta segunda-feira, dentro de Operação Tratamento Involuntário. Três, em situação de rua, foram abordados na Praça dos Fortes, sendo um casal e um homem, com histórico de dependência química.
Uma mulher, também em situação de rua, foi abordada na região dos motéis, no Centro. E um homem do bairro Bela Vista, com dependência de álcool, não era morador de rua mas a família solicitou internamento.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Elisiani Sanches, os três homens acabaram aceitando voluntariamente a internação. Já no caso das mulheres, foi involuntária, mas com assinatura de familiares concordando com o encaminhamento.
Os cinco foram levados para o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e, posteriormente, para clínicas da região. Desde o início da operação, 33 pessoas foram internadas.
Estamos reestabelecendo vínculos com as famílias e comunidade, alguns voltaram a falar com os filhos. Todos vão ter acompanhamento psicossocial. Após o período de desintoxicação, devem ficar um tempo e Centros de Recuperação Terapêutico.
O prefeito João Rodrigues destacou que o poder público não pode ficar omisso diante desta triste realidade social.
A nossa parte estamos fazendo, que é tentar recuperar estas pessoas que estão se destruindo, afirmou o prefeito.
Também participaram da ação desta segunda-feira o secretário adjunto de Saúde, Nédio Conci, a Guarda Municipal e seu comandante, Roger de Lima, além da Polícia Militar.