Exposições com entradas gratuitas em Chapecó

Chapecó conta com diversas ações culturais gratuitas disponíveis para a comunidade. Uma delas, que se destaca pela continuidade, é voltada à área das artes visuais. Atualmente, exposições abordando diferentes assuntos estão em andamento em espaços municipais e o melhor, a entrada é gratuita e os horários flexíveis, com visitação disponível para os finais de semana e feriados.

“Os horário dos espaços culturais são pensados para melhor atender a comunidade. Queremos incentivar e estimular a visitação nas galerias e nos espaços culturais”, explica o Secretário de Cultura, Nemésio Carlos da Silva.

Para os apreciadores da linguagem artística ou ainda para aqueles que querem visitar uma exposição pela primeira vez, quatro Mostras estão disponíveis este mês no calendário cultural, confira:

Galeria Municipal de Arte do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes

Na Galeria está em andamento a Exposição “Mostra Fotográfica Fragmentos do Olhar”, composta pelos trabalhos “Referências” e “A Liberdade Possível”. Desenvolvida pelo Sesc com o apoio da Prefeitura de Chapecó, reúne um diálogo entre os alunos do curso de fotografia da instituição, junto ao trabalho do Fotógrafo Marcelo Moreno. As cenas retratadas trazem a vivência de instantes singulares, trazendo mistério e questionamento, além da relação entre fotógrafo e fotografado. A Mostra permanece para apreciação até o dia 15 de março. Os horários para visitação são de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Galeria Municial de Arte Dalme Marie Grando Rauen

Localizada junto à Praça Coronel Bertaso, a Galeria recebe até o dia 25 de março, a Exposição “Modernismo Tardio em Chapecó: Artes visuais entre as décadas de 70 e 90”. Com a curadoria de Ricardo Garlet, o trabalho apresenta um conjunto de obras produzidas no final do século XX por artistas que residiram no município e colaboraram para compor o cenário artístico do Oeste Catarinense.

A Mostra é composta por trabalhos e obras provenientes do acervo da Prefeitura de Chapecó, desenvolvidos em meados da década de 70 e exploram diferentes linguagens, tais como gravura, pintura e escultura e uma mistura de referências. O horário de atendimento é de terça a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 16h, aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 17h.

Museu de História e Arte Antonio Selistre de Campos

Quem visitar o Museu de História e Arte de Chapecó pode apreciar duas exposições. A temporária denominada “Reverberações Visuais” traz o resultado do 1° Concurso de Artes Visuais do projeto Faça Parar a Violência Sexual contra crianças e adolescentes e o HIV/Aids. O trabalho fez parte da programação alusiva ao Dia Mundial de luta Contra a Aids e Dezembro Vermelho. Nela estão expostos os trabalhos de customização das caixinhas porta preservativos selecionados por 21 escolas que participaram do projeto.

Além desta, a exposição permanente “Chapecó, Rios de Cultura e Memória”, traz em oito salas a história dos 100 anos do município contada em três polos: cultura, politica e sociedade. Compõe a exposição fotografias, mobiliário, textos, objetos e obras de arte que integram momentos históricos marcantes. A ação democratiza o acesso ao conhecimento e valoriza o patrimônio histórico cultural da comunidade.

O espaço abre de terça a sexta-feira das 9h às 12h, e das 13h às 16h. Sábados, domingos e feriados das 14h às 17h. Em todos os espaços é possível fazer uma visita mediada e também agendar a visitação, pelo contato museutecnico@chapeco.sc.gov.br ou 3321 8509.