Background

Notícias

Oportunidade: Oficina gratuita de Tipografia

Compartilhar

Será realizada nos dias 3 e 4 de março, uma oficina gratuita de tipografia. A atividade chamada “Oficina de Composição e Impressão Tipográfica” aproxima os participantes dessa antiga técnica de impressão artesanal.

A ação integra o Projeto “Memória Tipográfica”, e faz parte da “Estação Cultural” que leva oficinas a mais de 50 municípios Catarinenses. A ação é desenvolvida pela Fundação Catarinense de Cultura em parceria com a Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Cultura e ministrada por Jakson Chiappa.

O projeto resgata a antiga técnica, tendo como objetivo contribuir para a formação crítica dos participantes, além de ampliar o repertório de estudantes e profissionais que atuam nas áreas de design, jornalismo, publicidade, artes visuais e outros interessados. Com uma abordagem inteiramente experimental a atividade lança o olhar sob a perspectiva do uso da técnica letterpress e de novos suportes agregando valor material e simbólico à peça gráfica como objeto de arte.

A oficina apresentará aos alunos a linguagem e técnica da impressão tipográfica e como resultado final a composição e impressão de cartazes e plaquetes em tamanhos A3, A4 e A5. A programação do conteúdo abordará ferramentas do tipógrafo, medidas tipográficas, composição manual, tinta e impressão.

Para inscrever-se basta entrar em contato com a Secretaria de Cultura pelo telefone 49 3319 1010 e efetivar a inscrição. Lembrando que as vagas são limitadas. As aulas acontecerão na Escola de Artes de Chapecó, localizada na Avenida Nereu Ramos, 729, no sábado dia 03/03 das 13h30 às 17h30 e no domingo, dia 04/03 das 8h30 às 12h30.