Centro Municipal Pediátrico fez 88 atendimentos no primeiro dia

O Centro Municipal de Atendimento Pediátrico, que foi instalado pela Administração Municipal em anexo ao posto de saúde do SAIC, realizou 88 atendimentos no primeiro dia.

A unidade foi criada para dar conta do aumento de demanda, tanto no Hospital da Criança, que é administrado pela Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, quando das unidades municipais de saúde.

De acordo com o diretor técnico da Secretaria de Saúde, João Lenz, a unidade conta com uma equipe de saúde experiente, constantemente com três médicos, pelo menos um deles pediatra. O horário será das 10h às 22h, diariamente, incluindo finais de semana.

João Lenz orienta que, durante a semana, quando as26 unidades básicas de saúde estão abertas, que procurem a unidade mais próxima de casa. As Unidades de Saúde deverão avaliar a criança, por profissional de nível superior e em caso de não haver como atender na unidade, pode ser direcionado ao Centro Municipal de Atendimento Pediátrico, com encaminhamento.

Deverão ser referenciados os atendimentos de crianças para os seguintes locais:

• Emergências e Urgências: Os serviços poderão encaminhar ao Hospital da Criança, por escrito e contato telefônico.

• Eletivos: As Unidades básicas de Saúde e na impossibilidade de absorção dessa demanda, poderão encaminhar aos Polos de pediatria. O paciente pode ser referenciado ao Centro Municipal de Atendimento Pediátrico, bem como ao conhecido Pronto atendimento da Grande Efapi, que é 24h. Também continuarão realizando atendimentos de crianças, o ambulatório de campanha do Centro ao lado da Igreja Matriz (próximo ao camelódromo).