O planejar na educação infantil: perspectiva do encontro e da escuta

A Secretaria Municipal de Educação, através do Setor de Educação Infantil, juntamente com a equipe Baú da Pré-escola, promoveu nesta sexta-feira um momento de formação on-line para todos os gestores e professores que atuam com a Educação Infantil da Rede Municipal.

As equipes gestoras organizaram um espaço aconchegante para os profissionais se sentirem acolhidos ao assistir e participar da formação. Com folhas de ofício e canetinhas, os participantes, virtualmente, participaram de uma dinâmica e, seguindo as orientações dadas pelas ministrantes, desenharam seu monstrinho. Ao final, foi construindo um mural com todas as produções, sistematizando coletivamente frases que representassem a importância do “Planejar na Educação Infantil”.

Para a Secretaria de Educação, Astrit Tozzo, “o momento possibilitou a reflexão e aperfeiçoamento da prática docente levando à compreensão de que o planejamento organiza e norteia o trabalho desenvolvido nas instituições educativas. Planejar as experiências das crianças é fundamental para que as intenções educativas sejam revertidas em aprendizagem e desenvolvimento, evitando improvisos e proporcionando ao professor maior segurança no desenvolvimento de suas ações pedagógicas”.

“Essas formações vêm para nos auxiliar tanto na prática como em nosso crescimento em relação ao conhecimento. Clareou ideias quanto ao planejamento e nosso trabalho diário e também nos auxiliou com um norte de onde partir e onde queremos chegar”, disse a professora Rosangela de Lima.