Processos avaliativos para estudantes com deficiência é tema de formação

Nesta quarta-feira iniciou a segunda etapa dos ciclos de estudos de polos com professores da Educação Especial AEE (Atendimento Educacional Especializado) da Rede Municipal de Chapecó. A temática de estudos da segunda etapa é Avaliação, sendo que as discussões partem da reflexão sobre os Processos Avaliativos para estudantes com Deficiência nas Salas de Recursos Multifuncionais e Ensino Regular.

Os estudos acontecem sempre nas quarta-feiras, dias reservados para assessorias e formações continuadas para professores da Educação Especial AEE. Os polos estão organizados em pequenos grupos que facilitam as aproximações e discussões. Nestes encontros, serão realizadas práticas para sensibilização voltadas à equidade, alteridade e empatia, além de leituras de referenciais teóricos, práticas/exercícios de registros avaliativos voltados aos processos. A Gerente de Educação Especial, Jucilei Perin, destaca que "há uma necessidade de constante estudo, discussão e revisão das práticas pedagógicas, frente à complexidade da ação contínua e permanente da ação avaliativa com vistas à inclusão”.

A secretária de educação, Astrit Tozzo, enaltece que “precisamos refletir sobre as práticas centradas nos processos de aprendizagem e de avaliação, considerando a particularidade de cada sujeito, assim como seus próprios avanços, necessidades e potencialidades”.