Background

Notícias

Museus de Chapecó realizam ação na Semana Nacional de Museus

Compartilhar

O Museu de História e Arte de Chapecó (MHAC) e o Museu Antônio Selistre de Campos (MASC) realizarão, no dia 19 de maio, às 14h, a mesa-redonda “Por Dentro do Museu: as atividades de gestão, comunicação, salvaguarda e pesquisa”. A atividade faz parte da 20ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, que é comemorado no dia 18 de maio.

A mesa-redonda, que será composta pela equipe do setor museológico da Fundação Cultural de Chapecó, debaterá a gestão, comunicação, salvaguarda e pesquisa de acervos em museus. Após, a museóloga Lilian Fontanari ministrará uma palestra sobre o tema deste ano da 20ª Semana Nacional de Museus, “O Poder dos Museus”.

A atividade tem como objetivo mostrar, de maneira didática e informativa, as atividades que um museu desenvolve, normalmente desconhecidas pelo grande público. O evento apresentará as diferentes áreas de trabalho em museus e também irá discutir sobre a importância de uma equipe qualificada atuando nas instituições museológicas.

A Semana Nacional de Museus, que em 2022 ocorre entre 16 e 22 de maio, é uma ação anual, coordenada pelo Ibram, que visa mobilizar os museus de todo o país. Tem como principais objetivos a promoção, divulgação e valorização dos museus brasileiros, aumento do público visitante e a intensificação da relação dos museus com a sociedade.

O MHAC e o MASC estão localizados na Av. Getúlio Vargas - 17N, Centro de Chapecó, em frente à Praça Coronel Bertaso.