Educação: Adaptação dos pequenos é um momento importante

Para muitas crianças matriculadas nos Centros de Educação Infantil Municipal - CEIM, os primeiros dias de aula sempre são muito difíceis, tanto para os que já tiveram contato com a escola, como para os que chegam a um ambiente novo, diferente e desconhecido. Se o novo gera insegurança e ansiedade em qualquer idade, na Educação Infantil, esse processo é ainda mais intenso. Saindo de suas zonas de conforto, os pequenos se veem em um ambiente coletivo com regras diferentes das de casa, são estimulados a participar de uma nova rotina passando a conviver com adultos e crianças incialmente estranhos.

O período de adaptação deve estar baseado no respeito entre as crianças e entre elas e os professores para que aos poucos e naturalmente a afetividade se construa conforme as afinidades dentro do grupo. De acordo com a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera a adaptação contribui para a realização do trabalho pedagógico durante todo o ano letivo, garantindo à criança o seu desenvolvimento integral. “Este é um processo necessário tanto para as crianças quanto para os pais e professores. Algumas ações das famílias são fundamentais neste período, como fazer comentários positivos sobre o CEIM, perguntar sobre a rotina, quem são os colegas, incentivando a criança a gostar do espaço educativo”, explicou.

Outra atividade durante essa primeira semana de aulas foi realizada no dia 19 (segunda-feira), a Anamnese, que consiste em uma entrevista com a família. Este momento auxilia o professor a conhecer o histórico da criança para entendê-la melhor, neste processo. Para a Gestora do CEIM Brincar e Crescer, Juliana Hellgren, a possibilidade de realizar essa atividade é importante na relação e aproximação entre a família e a escola. “É um momento importante na vida dos pais, das crianças e contribui muito no trabalho dos professores”, explicou. Já sobre o processo de adaptação ela disse que é importante também para os pais. “Bom para que crianças e pais se sintam seguros e confiantes em relação ao CEIM e aos professores, por isso ela ocorre de forma gradativa e o tempo de permanência na escola que vai aumentando respeitando cada criança em sua individualidade”, destacou.

Manuela Larissa Bolis é mãe do Isaque que frequenta o Berçário do CEIM Brincar e Crescer. Ela destaca que nesses primeiros dias de aula, as crianças e as famílias foram bem acolhidas. “O meu filho ainda é bebê e já está se adaptando muito bem, estou segura e muito contente com a escola, fico tranquila, sei que está bem cuidado”, finalizou.