Oportuniza Chapecó lança a primeira turma de 2022

A primeira turma de 2022 do programa Oportuniza Chapecó, realizado ela Prefeitura de Chapecó, foi lançada na manhã desta quarta-feira, no Centro Social Ilma Rosa de Nes, no bairro SAIC.

O curso “Faça e Venda” foi oferecido gratuitamente pela Secretaria de Assistência Social numa parceria com o SENAC e BRF, com 60 inscrições.

De acordo com o coordenador do Oportuniza Chapecó, Sérgio Riboli, o curso terá 62h e vai ensinar a fazer pães, doces, compotas e outros alimentos, proporcionando uma opção de renda, melhorando a qualidade de vida das famílias.

Entre os 60 alunos está a diarista Silvane Fátima Kechner Fortes, de 39 anos.

“Quero me aprimorar e fazer lanches para vender, para ter uma renda a mais”, disse.

O aposentado Atílio Batista, 61 anos, que faz uns bicos como jardineiro, disse que sua esposa é boa cozinheira e ele também quer aprender, para montar um negócio.

“Quero aprender coisas novas e montar um negócio no ramo de alimentação”, afirmou.

A diretora do SENAC Chapecó, Silvana Marcon, disse aos participantes que, mesmo sendo gratuito, o curso terá toda a qualidade dos professores e dos cursos oferecidos pela instituição.

O presidente do Conselho Comunitário do SAIC, Oberdan Tomasi, disse que o Centro Social está de portas abertas para colaborar com as ações da Prefeitura, e que os alunos possam aproveitar a oportunidade.

A secretária de Assistência Social, Elisiani Sanches, lembrou que o Oportuniza Chapecó tem como objetivo qualificar as pessoas para o mercado de trabalho, gerando renda e autonomia para as famílias.

No ano passado 135 pessoas conseguiram se formar nos cursos oferecidos. Uma delas foi a haitiana Sherline Tidor, que fez o curso de auxiliar administrativa e neste semestre conseguiu uma bolsa para estudar Administração, na Unoesc.

“O Oportuniza me ajudou. Estou focada e determinada para realizar meu sonho”, disse Sherline, em depoimento na abertura da nova turma.

A partir de 1º de junho, serão abertos novos cursos. Estes serão selecionados pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), para atender famílias de baixa renda. Os interessados devem fazer seus cadastros no CRAS mais próximo, ou então ligar para a Secretaria de Assistência Social, no número 3319-1200. Os cursos serão os seguintes:

1-Costura básica

2-Assistente Administrativo