Cerca de 40 caminhões e máquinas trabalham na construção do lago do Eldorado

O movimento de caminhões e máquinas estava intenso na tarde desta quarta-feira, na baixada do bairro Eldorado e parte do bairro Água Santa. Eram 27 caminhões, sete escavadeiras, quatro tratores de esteira e três rolos compactadores funcionando. É que lá está sendo construído o lago do Parque do Eldorado. O parque terá 200 mil metros quadrados e, o lago, 50 mil metros quadrados de lâmina de água. Mas de volume, serão 85 mil metros cúbicos, que servirão de reserva para períodos de estiagem. De acordo com o secretário de Infraestrutura Urbana, Luiz Paulo Carraro, serão construídas comportas de alvenaria, para que a água seja liberada quando for necessário.

A Secretaria de Infraestrutura está acompanhando a obra, que está sendo executada com recursos da Casan, dentro do que foi acordado por meio de um termo de compromisso, assinado em fevereiro, pelo prefeito João Rodriges e pela presidente da Casan, Roberta Mass dos Anjos. Pelo termo a estatal ficou de cumprir uma série de itens a curto e médio prazo, com o objetivo de melhorar o abastecimento de água do município.

Emergencialmente foram contratados caminhões para puxar água do rio Uruguai, desassoreamento de Lajeado São José, instalação de uma nova Estação de Tratamento de Água, novos poços artesianos, licitação do projeto de captação no Rio Uruguai, entre outros.

A parte técnica das obras do Eldorado está a cargo da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento. Uma taipa com 400 metros de comprimento e 3,55m altura começou a ser compactada. O lago terá uma profundidade máxima de 2,5m. Cerca de 60% da escavação do lago já foi realizada.

Mas toda a obra deve ser finalizada somente no final de 2023. O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, disse que o Parque do Eldorado, localizado numa área de banhado, será um dos principais pontos turísticos do município.