CEREST Regional de Chapecó promove capacitação sobre política previdenciária

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) da Região de Chapecó realizou na última quarta-feira, no Auditório da Prefeitura Municipal de Chapecó, a IV Capacitação para Assistentes Sociais. O tema foi “Política da Previdência Social”. O evento contou com a parceria do INSS, onde a Assistente Social da Agência de Chapecó do INSS, Fransieli Sgnaulin palestrou sobre o tema.

O objetivo da 4º edição foi dar continuidade a atualização de conhecimento sobre essa política, com ênfase nas alterações que ocorreram na reforma da Política da Previdência Social em 2019, bem como auxiliar os profissionais do serviço social no atendimento às demandas de seu cotidiano de trabalho, no que se refere a orientação sobre direitos garantidos pela Previdência Social e a forma de acesso para solicitação dos Benefícios Sociais por ela ofertados.

Participaram do evento profissionais da rede socioassistencial dos 76 municípios da macrorregião de abrangência do CEREST Regional de Chapecó. Estiveram presentes 68 assistentes sociais e 10 profissionais de outras áreas da saúde e da assistência social.

O CEREST Regional de Chapecó compõe a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST), foi habilitado por meio da Portaria SAS Nº 653 de 19/09/2006 e inaugurado em 27/04/2007, é uma unidade especializada, que fornece suporte técnico para o SUS, nas ações de promoção, prevenção e vigilância em saúde do trabalhador.

Este evento faz parte das ações planejadas pelo 3º Eixo do CEREST Regional de Chapecó que presta Suporte técnico para apoio socioassistencial ao trabalhador acidentado após alta hospitalar. O qual realiza capacitações e suporte técnico para profissionais da rede SUS, para acompanhamento do trabalhador vítima de acidente de trabalho após alta hospitalar, visando atendimento integral à saúde do trabalhador.