Inaugurada nova sede do CRAS Líder, Inovamente e Centro de Convivência do Passo dos Fortes

Foi inaugurada na tarde de sábado a nova estrutura que vai abrigar o Centro de Referência de Assistência Social do Bairro Líder, o Centro de Convivência do Passo dos Fortes e o programa Inovamente. Todos estes serviços foram reunidos no prédio ao lado da Diretoria de Segurança Pública, que fica na rua São Domingos 120, no bairro Líder, onde ficava a antiga empresa Canguru, próximo ao shopping.

“É um espaço amplo, que permite boas acomodações e com área para campo de futebol, permitindo prestar o melhor serviço para a nossa comunidade”, disse o vice-prefeito de Chapecó, Itamar Agnoletto, que representou o prefeito João Rodrigues.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada da Política de Assistência Social. O público atendido são as famílias e indivíduos em situação de grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças em situação de risco. Atualmente, o CRAS Líder possui 5.415 famílias cadastradas.

O Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos, (SCFV) é um conjunto de atividades realizadas em grupos, de acordo com o ciclo de vida que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atende 70 crianças e adolescentes com faixa Etária de 6 a 17 anos

Por sua vez, o Inovamente é um serviço que atende e realiza acompanhamento socioassistencial a adolescentes e jovens que estão em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto. Atualmente o Inovamente atende 98 adolescentes, de 12 a 21 anos.

“Aqui a Assistência Social oferece sérvios de proteção social, ações de fortalecimento de vínculos, ações de prevenção, proporcionando momentos de recreação e lazer, além e fortalecer as famílias para que elas tenham autonomia”, disse a secretária de Assistência Social, Elisiani Sanches.

O juiz federal Narciso Xavier Baez disse que a Justiça tem atuado à sociedade e poder público para que as crianças e adolescentes de todos os níveis sociais tenham oportunidades e garantias de acesso à escola, assistência social e formação profissionalizante. Ele afirmou que a Prefeitura tem sido sensível com a população em vulnerabilidade, com os serviços e programas de assistência social, saneamento e regularização fundiária.

Após a inauguração foi realizada uma Festa Junina, que teve também brinquedos infláveis da Rua de Lazer, da Fundação de Esporte de Chapecó. A vereadora Sueli Sutili representou o Poder Legislativo.