Prefeito recebe pessoas que saíram do Internamento Involuntário

Na manhã desta segunda-feira o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, recebeu um grupo de cerca de dez pessoas que já deram alta de clínicas da região, dentro da Operação Internamento Involuntário. Inicialmente houve uma conversa no gabinete e, posteriormente, um café da manhã.

O prefeito destacou que o objetivo da Administração Municipal é atender um apelo das famílias e buscar uma nova oportunidade para quem estava em situação de dependência química, muitas já em situação de rua.

Já foram internadas mais de 50 pessoas, sendo que mais de dez já foram encaminhadas para emprego.

“No início eu não queria, mas minha família pediu meu internamento e hoje sou grato a isso. Há quatro anos eu era usuário de drogas. Estou muito contente pois saí do lixo para o luxo. Hoje eu evito certas pessoas e lugares onde estaria sujeito ao uso (de drogas)”, disse um dos ex-interrnados, que agora está empregado.

A secretária de Assistência Social, Elisiani Sanches, informou que cerca de 40 pessoas já saíram das clínicas de desintoxicação. Alguns agora foram para casas de recuperação, outros para o Programa Frentes de Trabalho, da Prefeitura, como bolsistas; e outros para empresas. Dos mais de 50 apenas seis tiveram recaída.

“Nós estamos fazendo todo o acompanhamento psicossocial, com psicóloga, assistente e monitores”, disse Elisiani. As operações também contam com a participação da Secretaria de Saúde, Guarda Municipal de Chapecó e Polícia Militar.