Inaugura na próxima segunda-feira, dia 5 de março, às 19h30, na Escola de Artes, a primeira Gibiteca de Chapeó. O espaço, inédito no Município terá mais de 1 mil HQs (História em Quadrinhos), disponível para a consulta da comunidade.
A ação é uma ideia de Sidi Geremia, professor de Artes Visuais na Escola, e irmão de Silmar Geremia, falecido em Agosto de 2017. Todos os títulos que compõe a Gibiteca foram doados por Sidi e sua família e vêm da coleção particular de Silmar. A ideia de ter uma Gibiteca pública junto à Escola de Artes de Chapecó sempre existiu. O falecimento do meu irmão Silmar deixou, além das grandes influências na vida de muita gente, da saudade e da dor, uma enorme quantidade de HQs que ele juntou ao longo dos anos, explicou o professor.
Chamada de Gibiteca Silmar Geremia, em homenagem ao grande incentivador cultural, com renome na área do entretenimento e na divulgação científica, o acervo traz títulos clássicos, grandes quadrinistas e obras raras, com ênfase no gênero Super-herói. Para Sidi, a Gibiteca Silmar Geremia surge como uma forma de homenagear esse grande homem e ao mesmo tempo compartilhar com a comunidade de Chapecó e região, a paixão que ele tinha pela arte e pela linguagem dos quadrinhos, explica Sidi.
Dentre as mais de mil peças da Gibiteca, obras como a série Marvels ilustrada em aquarela pelo artista norte-americano Alex Ross e originais do Frank Miller, como 300 de Esparta e Batman, o Cavaleiro das Trevas, integram o acervo. Além de títulos expressivos como o Hulk e o Homem Aranha, com mais de 100 revistas de cada um dos personagens.
De acordo com a Diretora da Escola de Artes, Emanoélli Capello, Essa é uma novidade muito bem vinda na Escola, visto que ela existe para difundir e propagar a arte a cultura, aproximando a comunidades das diferentes ações voltadas à área. A Gibiteca é mais um passo nesse trabalho que humaniza o cotidiano e torna as pessoas melhores, enfatiza.