Prefeitura de Chapecó disponibiliza “carta” com 272 serviços

Você sabe quais serviços são prestados pela Administração Municipal de Chapecó? Pois no site da Prefeitura (www.chapeco.sc.gov.br) está disponível uma Carta de Serviços, com 272 atendimentos que são prestados pelo município.

Lá estão dispostos ícones de cada secretaria ou diretoria, com as informações sobre as respectivas incumbências.

De acordo com o Controlador Geral do Município, Alexei Anhalt, esta foi uma ação da comissão de modernização, com o auxílio do Sebrae, no sentido de aprimorar a carta de serviços que existia anteriormente.

“Este novo modelo tem um layout mais bonitos, os ícones facilitam a navegação, é intuitivo, enfim, é muito melhor e mais fácil para o cidadão saber onde buscar as soluções para suas demandas. Antes as informações eram disponibilizadas em um texto, o que dificultava a leitura e não tinha muitas informações”, afirmou Alexei.

O novo modelo está em sintonia com o que diz a Lei de Transparência, trazendo até mais informações do que sugere a lei. No site da Secretaria de Saúde é possível verificar o endereço, horários de atendimento, telefone e e-mail de todas as unidades de saúde.

No local também é possível verificar quais remédios são distribuídos gratuitamente e quem tem direito.

Alexei afirmou que os pilares das informações estão baseados sobre o que é o serviço, para quem, onde, quando e quanto custa. A grande maioria dos serviços são gratuitos. Mas há algumas situações de cobrança, como o uso dos Pavilhões da Efapi ou do Centro de Eventos.

Outra vantagem, segundo Alexei, é fornecer ao cidadão onde ele deve buscar o serviço.

“A Administração tem uma estrutura descentralizada, com mais de 80 unidades educacionais, 40 de saúde, o prédio da Prefeitura, a Prefeitura Antiga, a nova estrutura próximo ao shopping, e a carta de serviços orienta a população onde deve ir, que documentos levar, economizando tempo e deslocamentos desnecessários”, concluiu.