Casan já investiu mais de R$ 50 milhões em obras solicitadas pela Prefeitura de Chapecó

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), já investiu mais de R$ 50 milhões em obras de captação e reservação de água exigidas pela Prefeitura de Chapecó, em termo de compromisso assinado no início do ano. A informação foi repassada ao prefeito João Rodrigues, na manhã desta sexta-feira, pelo diretor de operações e expansão da estatal, Pedro Joel Horstmann, pelo superintendente da Casan no Oeste, Daniel Scharff, e pelo chefe da agência da Casan em Chapecó, Bruno Comunello Eleotero.

Eles informaram que está em andamento a elaboração do projeto de captação de água no rio Uruguai, que é a prioridade do prefeito João Rodrigues. O projeto deve ser finalizado até o final do ano, para posterior licitação.

No dia 14 de julho será aberta a licitação para a construção de um reservatório de cinco milhões de litros, no bairro Efapi, com prazo de conclusão de um ano.

O Lago do Eldorado, onde será construído um novo Parque, está com 80% das escavações concluídas. A capacidade será para 85 mil metros cúbicos de água e poderá ser utilizada em períodos de estiagem, pois está acima do reservatório do Engenho Braun, próximo ao Lajeado São José. A barragem terá um vertedouro e comportas para liberar a água.

A Estação de Tratamento de Água na Água Amarela, com capacidade de 100 mil litros por hora, já foi concluída e estará pronta para operar no próximo verão. Também já foi concluído o reservatório de 200 mil litros no bairro Paraíso, faltando apenas a ligação do encanamento. Já o reservatório do Esplanada, que terá capacidade de dois milhões de litros, será em aço vitrificado que está sendo produzido na China.

Também foram perfurados quatro poços, nos bairros Efapi e Boa Vista, no Distrito Industrial e no Parque Edir de Marco (Medelin).

O prefeito João Rodrigues disse que a Casan está cumprindo o que foi acordado, tomando as medidas necessárias para melhorar o abastecimento de água em Chapecó.

O secretário de Governo, Thiago Felipe Etges, acompanhou a reunião, realizada no gabinete do prefeito.

Além dessa medidas a Casan também está tocando as obras de captação no Rio Chapecozinho, que vai abastecer também Xanxerê, Xaxim e Cordilheira Alta. Na próxima semana deve iniciar uma frente de trabalho em Chapecó. Nesta obra o investimento da Casan é de R$ 390 milhões. Uma adutora de 57 quilômetros e um metro de diâmetro será construída entre o rio Chapecozinho, em Bom Jesus e Chapecó.