Dia 15 de março (quinta-feira) a Unochapecó, em parceria com a Prefeitura de Chapecó, promoverá o Seminário Regional Oeste: Narrativas Culturais do Artesanato. O evento é em parceria com a ITCP Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares juntamente com FAPESC Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina e direcionado para artesãos e artesãs da região, tendas de vendas de produtos, oficinas e workshops de técnicas de trabalhos manuais. A programação terá inicio às 13h30 com a recepção e cadastramentos dos grupos e o encerramento será as 17h30. O evento acontecerá no Salão de Atos da Unochapecó e é gratuito.
Programação:
13h30: Recepção e cadastramento dos grupos participantes.
14h: Abertura.
14h: Abertura da feria de comercialização e exposição de Artesanatos Regionais.
14h15: Palestra Aspectos sobre a Identidade Cultural, Estratégias competitivas para o Artesanato e Inovação, com a Dra Ana Mery Sehbe De Carli UCS Universidade de Caxias do Sul.
15h: Mesa Redonda/Mediação sobre identidade local para o desenvolvimento do artesanato Professora Rachel Quadros Curso de Design de Moda Unochapecó e Silvia Baggio Designer de Chapecó.
16h: Workshops:
- Crochê e suas variações;
- Bambú;
- Souvenirs culturais;
- Artesanato com reaproveitamento de caixas de frutas.
17h: Encerramento.
Em Chapecó
Outro evento programado para o mês de março é a Feira de Artesanato que acontecerá no sábado (24), das 10 às 17 horas, no estacionamento no Centro Público de Economia Solidária Mario Faccio, na Avenida Nereu Ramos, 1750 E, bairro Passo dos Fortes em Chapecó, anexo ao Mercado Publico Regional. O objetivo é divulgar e comercializar artesanato. De acordo com a Secretaria de Assistência Social de Chapecó, Ulda Baldissera, atualmente estão cadastrados junto a Secretaria de Assistência Social 308 artesãos individuais e 11 associações. Eles são acompanhados pela Administração Municipal com atividades e ações previstas na Lei Municipal 6.564 e no Projeto Artesanato na Palma da Mão que iniciou em 2013 para atender artesãos individuais, artesãos vinculados à associação e artesãos indígenas. Segundo Ulda, o objetivo do programa é organizar e capacitar grupos de artesãos no município, para confecção de produtos destinados ao mercado consumidor como fonte de renda e para melhoria de vida dos participantes envolvidos, com foco no artesanato que resgata a identidade local. Também são desenvolvidas ações como o cadastramento anual, emissão da carteira municipal de artesão, organização de eventos como palestras, feiras, exposições de artesanato e assessoria.
Os artesãos de Chapecó comercializam seus produtos no Centro Público de Economia Solidária, Aeroporto Municipal e Calçadão (Rua Benjamin Constant, entre Avenida Getúlio Vargas e Nereu Ramos). Ainda são organizadas feiras de artesanato, oficinas de qualificação e participação em eventos promovidos no município.
Importante
- No dia 24 (sábado) a Feira de Artesanato que acontece tradicionalmente no Calçadão em Chapecó será no Centro Público.
- Critérios para participação:
- Para maiores informações os interessados deverão procurar a Secretaria de Assistência Social, das 13 às 19 horas, através do telefone é (49) 3319-1200, ou o e-mail rendaecidadania@chapeco.sc.gov.br.
- possuir cadastro de artesão atualizado junto a SEASC;
- fazer a inscrição do evento junto a SEASC, Gerência de Renda e Cidadania;
- as vagas são limitadas.