A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana, finalizou o balanço de atividades dos dois primeiros meses do ano. Entre os diversos serviços realizados, destaque para a iluminação pública e melhorias na recuperação asfáltica de Chapecó.
O Secretário Ivaldo Pizzinatto explica que as equipes são divididas em dez áreas diferentes para melhor atender as demandas da comunidade. Hoje a Secretaria de Infraestrutura Urbana é responsável pela área central do Município e alguns pontos no interior. Nosso objetivo é cumprir com as demandas da cidade, atendendo os moradores de forma rápida e efetiva. Temos sempre um cronograma de atividades, buscando melhor atender as diversas regiões do Município com um trabalho de qualidade, reforçou o Secretário.
Para este mês de março as equipes seguem com o cronograma geral da Secretaria, mas com dedicação maior na limpeza de córregos e riachos. Este trabalho é muito importante para evitar possíveis transtornos assim que entrarmos num período de chuvas mais constantes e volumosas na nossa região. Uma ação preventiva, que realizamos todos os anos e que garantem mais tranquilidade para quem vive próximo a esses pontos e acabam sofrendo com possíveis alagamentos, explicou Pizzinatto.
A população também pode manter o contato direto com a Secretaria, uma forma de aproximar a Administração da comunidade. O contato pode ser feito pelo telefone 3319.3600 das 07h às 13h, de segunda a sexta-feira.
Confira o relatório completo de atividades realizadas entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano.
1. Patrolamento e Cascalhamento: foram realizadas melhorias em diversos bairros e interior, com a utilização de mais de 400 cargas de cascalho;
2. Usina de Asfalto: foram realizados serviços de recuperação, pavimentação e recapeamento na região central da cidade, bairros e interior, totalizando mais de 670 toneladas de asfalto para estas melhorias;
3. Abastecimento de Água: o serviço foi prestado visando à limpeza de ruas após os alagamentos do início do ano e também na irrigação de plantas nos espaços públicos. Ao foram distribuídas 210 litros de água;
4. Recolhimento de Galhos: foram recolhidas neste período 421 cargas de galhos, o que totaliza aproximadamente 630 toneladas recolhidas;
5. Tubulação: foram realizadas melhorias no centro e bairros de Chapecó, com a manutenção, colocação ou substituição de aproximadamente 40 grades de bocas de lobo e limpeza de 90 bocas de lobo. Foram instalados ainda 292 tubos para escoamento de afluentes;
6. Sinalização e Pintura: durante os dois primeiros meses as equipe realizaram a instalação e/ou substituição de aproximadamente 360 placas de sinalização viária, a pintura de 348 lombadas e faixas de pedestres. Além disso,e também foi realizada a pintura de 10 mil metros de sinalização em vias públicas e de todas as rótulas da área central;
7. Elétrica: as equipes realizaram a substituição e a instalação de aproximadamente 970 lâmpadas, 220 reatores e de 511 relés foto-eletrônico no centro e bairros de Chapecó;
8. Podas de Galhos: as equipes atuaram em diversos pontos do centro da cidade e nos bairros, realizando a poda de galhos de aproximadamente 530 árvores;
9. Horto Municipal: foi realizada a manutenção através da adubação, plantio de flores de corte de grama de 60 rótulas. Foram produzidas ainda 5 mil estacas de madeira, 19.800 mudas de flores e 1.100 mudas de árvores e arbustos que são destinados ao plantio e embelezamento dos espaços públicos;
10. Resíduos Sólidos: durante estes dois meses mais de 700 cargas de materiais recicláveis e 430 toneladas de rejeitos e mais de um milhão de toneladas de materiais recicláveis foram coletados e entregues para as associações de catadores de Chapecó que fazem a triagem, beneficiamento e comercialização destes itens. Além disso, as caixas coletoras do Ecoponto receberam mais de 2.100m³ de resíduos volumosos entre eletrodomésticos, eletroeletrônicos e móveis.