Prefeito anuncia projeto da caixa de brita no Goio-Ên e asfaltamento de 100% da sede do Bormann

Iniciou nesta segunda-feira a segunda edição do programa Chapecó Descentralizada-Prefeitura nos Bairros, com o deslocamento de estruturas da Administração Municipal para atender os distritos de Marechal Bormann e Goio-Ên. Durante a solenidade de abertura o prefeito apresentou o projeto da caixa de brita na descida do Goio-Ên e a pavimentação de 100% das ruas da sede do distrito de Marechal Bormann.

“A Prefeitura elaborou o projeto com recursos próprios e vai protocolar junto ao Estado para que execute a obra, que vai salvar vidas. Também estamos trazendo os serviços da Prefeitura para o Bormann e Goio-Ên, com as máquinas e a usina de asfalto e só vamos sair daqui quando toda a sede do distrito estiver asfaltada. Depois virá a sinalização e lombadas. Também vamos trocar a iluminação da rua principal por LED”, disse o prefeito.

De acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento do Município, Valmor Scolari, o investimento da Prefeitura na elaboração do projeto de desaceleração da SCT-480 foi de R$ 305.990,61. A Estel Engenharia Ltda fez o projeto, que tem custo avaliado em R$ 8.185.810,87. O trecho da caixa de contenção é de 155 metros.

Entre 2015 e 2021 foram registrados 26 acidentes no Km 164 da SC 480, próximo da ponte sobre o Rio Uruguai. Foram sete óbitos e 36 feridos.

O secretário de Infraestrutura de Chapecó, Luiz Paulo Carraro, informou que nesta semana deslocou dez caminhões e quatro máquinas que trabalham na pavimentação das ruas. Segundo o superintendente dos distritos de Marechal Bormann e Goio-Ên, Aderbal Pedroso, o asfaltamento deve começar pela rua XV de Novembro.

Também serão reforçadas as equipes de manutenção das estradas do interior. A secretaria de Desenvolvimento Rural estará na região com o kit de perfuração de poços e também fazendo a abertura de proteção de fontes.

A Diretoria de Regularização Fundiária e Habitação já começou nesta segunda o cadastramento de famílias que necessitam de limpeza de fossas e também o atendimento de demandas de regularização fundiária. De acordo com a diretora da pasta, Edi Folle, no sábado serão entregues 99 títulos de regularização fundiária que foram realizados nesta gestão.

Também no sábado, das 8h às 12h, vários serviços da Prefeitura estão disponíveis na sede da superintendência. Entre eles Procon, tributos, cadastros da Secretaria de Assistência Social, atendimentos de Saúde, verificação da pressão arterial e testes rápidos (HIV, Hepatites e Diabetes). No sábado o Vacimóvel estará no local das 8h às 11h.

A Fundação de Esporte de Chapecó levará os brinquedos da Rua de Lazer e a Fundação Cultural de Chapecó está programando apresentações artísticas.

A secretária de Educação, Astrit Tozzo, informou que está prevista a ampliação CEIM Nova Vida.

Outras obras previstas são o asfaltamento dos acessos da Linha Cachoeira e Rodeio do Erval, que já iniciaram, e da Serrinha, que também está previsto. Outra obra é a revitalização da área de convivência e campo do Esporte Clube Maringá. Tudo para deixar o Bormann cada vez mais bonito.

Também participaram do ato a primeira dama Fabiana Rodrigues, o secretário de Governo, Thiago Etges, o secretário de Desenvolvimento Rural, Mauro Zandavalli, o secretário de Saúde, Jader Danielli, a secretária de Assistência Social, Elisiani Sanches, o presidente da Associação dos Moradores do Bormann, Carlos Schmitz, o diretor de Segurança Pública, Clovis Ari Leuze, o diretor de Desenvolvimento Econômico, Élio Cella, a diretora de Comunicação, Isabel Machado, e os vereadores Delvino Dall’Rosa, Sueli Suttili e Luiz Antonio Agne.

Na oportunidade também foram entregues dois novos caminhões para a superintendência.