Prefeitura entrega autorizações para 321 cirurgias e consultas

Há três anos Natália de Fátima Bernardes, 56 anos, aguardava uma cirurgia da vesícula. “Tomava remédio, às vezes tinha que ir na UPA topar injeção para a dor. É uma vitória, meu Deus”, disse, ao saber que está com a cirurgia agendada para esta quinta-feira, no hospital de Coronel Freitas.

Ela foi um dos 321 pacientes que estiveram na noite desta terça-feira, na Prefeitura de Chapecó, para receber autorizações de consultas e agendamentos para vários tipos de cirurgias.

“No ano passado nós lançamos um mutirão de cirurgias, que não andou como a gente gostaria. Nós estamos com muitas obras mas não adianta nada, se estiver uma pessoa sofrendo. Então nós determinamos para nossa equipe da saúde que desse prioridade para as cirurgias, que estamos fazendo em toda a região. Estamos comprando vagas para operar onde tiver. E enquanto eu governar não vai parar mais”, disse o prefeito João Rodrigues.

Das 321 cirurgias, 58 são do Estado, via Política Hospitalar Catarinense, e 263 são investimento da Prefeitura.

O secretário de Saúde do Município, Jader Danielli, agradeceu o empenho de sua equipe, que trabalhou incansavelmente para destravar o processo de cirurgias e “fazer a roda girar”. Somente nesta terça-feira, foram entregues os seguintes agendamentos e autorizações:

-Cirurgia de catarata: 145

-Cirurgia de hérnia/vesícula: 19

-Cirurgia ortopédica: 1

-Cirurgia odontológica: 2

-Consulta pré-operatória de varizes: 43

-Tratamento esclerosante: 73

-Consulta pré-operatória para cirurgia geral: 38

Na semana passada a Secretaria de Saúde, também em ato na Prefeitura, entregou 200 autorizações de consultas para hematologia, cirurgia geral, cardiologia, urologia e ortopedia de joelho. Também foram entregues autorizações de exames para tomografia, ressonância magnética, entre outros.

O presidente da Câmara de Vereadores, Adão Teodoro, elogiou a atitude da Administração Municipal, em prol da saúde.

Também estiveram presentes a gerente regional de Saúde, Ottilia Rodrigues, o secretário adjunto de Saúde de Chapecó, Nédio Conci, além de diretores da secretaria, vereadores e demais lideranças.

Nos próximos dias, novas autorizações e cirurgias serão encaminhadas. No total, 6,8 mil pacientes estavam na fila esperando cirurgias de média e alta complexidade, muitos com quatro ou cinco anos de espera.