Alunos da EBM Clara Urmann aprendem sobre inclusão

Os alunos da EBM Clara Urmann, no Parque das Palmeiras, estão participando de atividades para aprenderem sobre inclusão. O projeto foi organizado pela coordenação escolar em parceria com os professores da instituição e tem como objetivo apresentar aos estudantes o dia a dia de pessoas com deficiência.

Neste primeiro momento, as turmas do 4º ano participaram de duas atividades, sendo a primeira, uma palestra com o professor da Rede Municipal Ensino, Paulo Cesar Martins. Ele contou um pouco da sua história de superação, os desafios que enfrenta no dia a dia e como é ser um professor de matemática e cadeirante. Em sua fala, incentivou os alunos a buscarem seus sonhos e sempre acreditarem em suas potencialidades.

Também aconteceu um encontro muito especial entre o professor palestrante e uma aluna cadeirante, “ambos gostam muito de matemática e puderam trocar experiências. Foi um momento de interação e troca que oportunizou aos alunos a entender que todos somos capazes de vencer e alcançar nossos objetivos”, destacou Diego Bard, Coordenador Pedagógico da EBM.

Na segunda atividade desenvolvida, os alunos puderam vivenciar práticas esportivas adaptadas para quem tem a mobilidade reduzida, como bocha, basquete e voleibol sentado. Puderam também locomover-se em cadeiras de rodas explorando o espaço escolar e percebendo as barreiras e dificuldades encontradas por cadeirantes

Esse projeto é muito importante para a formação dos nossos alunos. Com essa ação desenvolvida pela escola, estamos preparando cidadãos conscientes, com respeito e empatia pelo próximo, pois somos todos iguais nas diferenças, destacou Astrit Tozzo, Secretária de Educação.