Prefeitura orienta para descarte correto do lixo

A Prefeitura de Chapecó solicita à população para que fique atenta ao correto descarte do lixo, o que vai colaborar com o meio ambiente e propiciar uma cidade mais limpa.

“Temos percebido que em muitos locais, em ruas do centro da cidade, em frente a condomínios, as pessoas estão colocando o lixo fora da lixeira. Com isso ele acaba se espalhando e dificultando a coleta. As caixas de papelão também devem ser dobradas e colocadas nos contêineres laranja, que são para materiais recicláveis”, disse a gerente de Saneamento da Secretaria de Infraestrutura, Graciela Heckler.

Os materiais recicláveis são caixas de leite e potes limpos e secos, papel, garrafas plásticas e similares. Nos contêineres verdes devem ir restos de alimentos, lixo de banheiro, e outros resíduos úmidos.

Além disso, alguns materiais não podem ser descartados nos contêineres. Eletrodomésticos, lâmpadas, pneus, mesas e cadeiras, devem ser encaminhados para um dos três Ecopontos, na Secretaria de Infraestrutura, na Prefeitura ou no Parque de Exposições Tancredo Neves.

Para restos de construção deve ser solicitado serviço de empresa especializada.As empresas que geram grande volume de resíduos também devem obedecer a um plano de destinação. Os galhos são recolhidos dentro de um cronograma, que está disponível no site da Prefeitura (www.chapeco.sc.gov.br). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3319-3600.

Descartes irregulares devem ser denunciados, com imagens que identifiquem o flagrante do descarte e também o autor ou a placa do veículo, para que seja possível a responsabilização.

Quem não seguir às orientações está sujeito à multa que varia de R$ 400 a R$ 4 mil.