Fortalecimento do SUS é motivo de capacitação dos conselhos locais

A Comissão dos Conselhos Locais, vinculada ao Conselho Municipal de Saúde de Chapecó/SC, realizou no sábado uma Oficina de Capacitação com o tema: “O papel dos Conselhos Locais de Saúde no fortalecimento do Sistema Único de Saúde”. O evento foi na Sala da Pastoral da Criança, na Mitra Diocesana. Os objetivos foram os seguintes:

- Promover junto aos representantes dos Conselhos Locais de Saúde o reconhecimento do papel desses “como espaços instituídos de participação da comunidade nas políticas públicas e na administração da saúde” (Resolução CNS 453, de 10 de maio de 2012).

- Fortalecer o protagonismo dos conselhos locais, ampliando sua autonomia e capacidade na construção do cuidado à sua saúde, à saúde das pessoas e coletividades do território.

- Viabilizar a atuação da Comissão dos Conselhos Locais no fortalecimento do vínculo entre o Conselho Municipal de Saúde e os Conselhos Locais.

A oficina foi ministrada pela Maria Elizabeth Kleba da Silva, que tem pós-doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Também colaboraram na capacitação o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde: Gilberto José Mario, e integrantes da Comissão dos Conselhos Locais de Saúde, entre eles a coordenadora Manira Schmitz, a vice coordenadora Nara Dadalt, a secretária Teresinha de Fátima Casarin e os membros Franciane Senger e Denise Antunes de Azambuja Zoche.