Background

Notícias

Gincana Recicla recolheu 15 toneladas de resíduos

Compartilhar

Cerca de 15 toneladas de resíduos foram recolhidos na 2ª Gincana Recicla, que teve sua premiação realizada na manhã desta terça-feira, no auditório da Prefeitura. Participaram da iniciativa 3,5 mil alunos e 140 professores, de 24 escolas. Destas, dez foram de Chapecó e as demais de Cordilheira Alta (3), Guatambu (6), Planalto Alegre (2) e Caxambu do Sul (3). São 140 professores envolvidos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Em primeiro lugar ficou a EBM São Cristóvão, que recebeu um televisor 60 polegadas e Rua de Lazer. A gestora da escola, Márcia Romani Bernardi, disse que foi montada uma comissão na escola, que foi de sala em sala explicar o regulamento.

“Foi maravilhoso pois envolveu toda a comunidade escolar, numa ação de conscientização, que não é somente para a gincana, mas algo para a vida toda”, disse.

O aluno Vitor Artur Malmann, sete anos, do segundo ano, gostou bastante da gincana. “A gente incentivou a separação e eu ajudei a separar os materiais na minha casa”, disse.

A estudante Laura Dorneles, 11 anos, do quinto ano, estava feliz com a premiação.

“Gostei muito. Eu ajudei a separar os materiais em casa, na escola, ajudei a recolher o lixo na sala. Aprendi que isso é para toda a vida”, afirmou.

Em segundo lugar ficou a EBM Luiza Santin, que ganhou uma caixa de som e rua de lazer. Em terceiro lugar ficou a EBM Vila Rica, que terá rua de lazer. Os gestores das escolas também ganharam troféu.

De acordo com a gerente de Saneamento da Secretaria de Infraestrutura de Chapecó, Graciela Heckler, que estava na organização, o troféu foi confeccionado por um artesão e representa os objetivos da gincana, que são a sustentabilidade, a reciclagem e o envolvimento de alunos e familiares.

O secretário de Infraestrutura Urbana de Chapecó, Luiz Paulo Carraro, lembrou que na primeira edição foram apenas seis escolas e agora dez somente de Chapecó. Das 15 toneladas recolhidas, dez foram em Chapecó.

A representante do Consórcio Iberê, Kellen Cassaro,disse que foram 15 toneladas que foram desviadas dos aterros sanitários e que foram encaminhadas para associações de catadores, gerando renda para as famílias, além de incentivar a prática da reciclagem.

A diretora Pedagógica e de Gestão Educacional, Márcia Wurzius, destacou que a premiação valoriza a dedicação, envolvimento e o exemplo dos participantes.

O prefeito João Rodrigues, destacou que, no próximo ano, a gincana será ampliada e com mais premiação.

“No próximo ano vamos envolver todas as escolas municipais, e os primeiros colocados terão um show no Centro de Eventos. A grande campeã vai escolher uma obra para a escola. Queremos que vocês continuem separando as latas, vidro, papel, que brinquem muito e também que estudem muito”, destacou.

A intenção do prefeito é contratar o grupo Tholl para os shows. A Gincana é organizada pela Prefeitura, via Secretarias de Infraestrutura e Educação, com a parceria do Consórcio Iberê.

Também participaram do lançamento o vice-presidente da Câmara dos Vereadores, Nelson Krombauer, o sargento da Polícia Militar Ambiental Luciano Bergonzi, o gerente operacional da TOS, Volnei D’Agostini, representantes da Comissão Julgadora e da Associação de Catadores Terra Viva.


Fotos: Leandro Schmidt/PMC