Escola municipais realizam ação de conscientização a violência contra a mulher

O mês de agosto é marcado pela conquista da Lei Nº 11.340/2006, conhecida como “Lei Maria da Penha”. A mesma cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra as mulheres.

A partir dessa temática, a Secretaria de Educação, desenvolve em toda a Rede Municipal de Ensino, o projeto “Parada Maria da Penha”. A ação tem como principal objetivo a prevenção da violência doméstica contra a mulher, promovendo a educação para a igualdade, por meio de informações e formações específicas aos professores e alunos.

Através do projeto, a EBM Alípio José da Rosa organizou atividades que contemplaram todas as turmas e áreas do conhecimento. Foram realizadas produções textuais com a confecção de panfletos, além das ilustrações para o compor o material. Momentos de leitura e discussão sobre a legislação foram fundamentais para o conhecimento da lei, o que contribui para a conscientização dos alunos.

Para pôr em prática o que foi aprendido em sala de aula, foi organizado, em frente a escola, a “parada” de veículos, com objetivo de difundir informações relativas aos direitos das mulheres, com ênfase na igualdade e no respeito. “Com esse movimento, estamos discutindo com a comunidade esse tema que é tão relevante para a sociedade”, destacou Paola Talite Clein, gestora da EBM.

“Com esse trabalho, os estudantes estão mostrando para a população as diversas formas de violência doméstica, os direitos das mulheres e a necessidade da equidade de gênero. Além disso, estamos preparando cidadãos conscientes”, destacou Astrit Tozzo, Secretária de Educação.