Prefeitura apresenta Centro Regional de Saúde da Efapi e CEIM Mário Lanznaster

O Centro Integrado de Saúde da Efapi terá 7,4 mil metros quadrados e será um pouco maior do que o Hospital da Criança, que tem 6,4 mil metros quadrados. O projeto da obra foi apresentado na noite desta quinta-feira, pela Administração Municipal, em reunião com moradores do bairro Efapi, realizada no salão comunitário do Loteamento Colato.

A obra, estimada em R$ 20 milhões, será realizada onde atualmente funciona o Pronto Atendimento e a unidade de Saúde da Efapi. A nova estrutura terá dois pisos, sendo o Pronto Atendimento no térreo e, no primeiro pavimento, o Centro de Saúde da Família e Farmácia.

De acordo com o secretário de Saúde de Chapecó, Jader Danielli, com a nova estrutura poderão ser ampliadas as equipes de atendimento de seis para dez, além de ter mais espaço para Raio-X e exames.

Também na noite desta quinta-feira foi apresentado o projeto do CEIM Mário Lanznaster, que já teve a ordem de serviço, no valor de R$ 15.934.255,19, assinada na semana passada. A Construtora Oliveira fará a obra, com previsão de conclusão em 18 meses, no Loteamento Alice. A edificação será de 4.689,00 metros e terá 19 salas de aula, ginásio, auditório, ginásio, solário, salas de aula, sala de recursos multifuncionais, biblioteca, sala de informática, sala de vídeo, refeitório, sala de amamentação, salas de coordenação, secretaria/direção, sala dos professores, copa, sala de colaboradores, cozinha, lavanderia, depósito, almoxarifado e biblioteca. A capacidade de atendimento será de 1.175 crianças de zero a cinco anos.

Estiveram presentes no ato o prefeito João Rodrigues, a primeira dama Fabiana Rodrigues, o secretário da Saúde, Jader Danielli, a secretária de Educação, Astrit Tozzo, o secretário de Fazenda, Moacir Rohr, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Valmor Scolari, o secretário de Infraestrutura, Luiz Paulo Carraro, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Mauro Zandavalli, o superintendente da Efapi, Claimar de Conto, o presidente da Câmara de Vereadores, Adão Teodoro, o presidente do Conselho Comunitário do Colato, Antônio Magnante, o diretor de Desenvolvimento Econômico, Élio Cella, a Diretora de Regularização Fundiária e Habitação, Edi Folle, o secretário adjunto da Saúde, Nédio Conci, o presidente da Fundação de Esporte, Agnaldo Pereira, de diretores, vereadores e representantes da comunidade.

O prefeito João Rodrigues informou que o edital do Centro de Saúde Efapi deve ser lançado em setembro.

"Depois do HRO e Hospital Unimed será a maior estrutura de Saúde do Município, para melhorar o atendimento. Também vamos zerar a fila nas creches com a creche Mário Lanznaster, com mais de mil vagas, no dia 24 de agosto será inaugurada a unidade de Saúde do Jardim do Lago e hoje estamos autorizando a contratação de projetos para asfaltamento de 100% das ruas de barro, num total de 5 km. A Efapi merece estas obras", disse João Rodrigues.