Administração Municipal, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade e Agentes de Trânsito, realizou no mês de fevereiro uma operação contra a colocação de placas de publicidade de forma irregular. A ação fiscalizou as placas e cartazes de propaganda afixados de forma irregular em postes, árvores e nos canteiros centrais de Chapecó.
Ao todo os Agentes de Trânsito recolheram 250 placas e cartazes da área urbana da cidade. O objetivo da operação é garantir a aplicação e cumprimento do Código de Posturas do Município e ao mesmo tempo as condições de segurança e fluidez no trânsito de veículos e pedestres. A Secretária Luciane Stobe reforça também que colocação deste tipo de material necessita de autorização prévia da Administração, e em casos de irregularidades os proprietários dos materiais serão notificados. Após o recolhimento destas placas e cartazes, os comerciantes devem procurar a Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade e protocolar a devolução do mesmo e assinar um termo de comprometimento em não repetir o ato ilegal, explica Luciane.
Para os próximos meses novas ações como esta estão programadas para acontecerem. De acordo com o Coordenador dos Agentes de Trânsito, Jairo Luterek, diariamente a Central dos Agentes tem recebido reclamações da população referente à obstrução dos espaços públicos, que estariam dificultando a locomoção dos pedestres, principalmente deficientes e idosos. Muitas vezes as placas estão obstruindo a passagem e as pessoas não tem como usar as calçadas, colocando em risco o pedestre e podendo gerar acidentes. Sem contar com a poluição visual, o que não favorece a imagem da nossa cidade, ressalta Luterek.
A população pode ajudar denunciando casos como este diretamente na Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade no telefone 3319.3700, das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira.