Background

Notícias

Chapecó terá as 26 unidades de saúde abertas para o Sábado D de vacinação

Compartilhar

As 26 unidades de Saúde de Chapecó estarão abertas para o Sábado D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, no dia 20 de agosto. O horário de atendimento será das 8h às 11h e das 13h às 16h30.

A ênfase é na Poliomielite, principalmente na faixa de 1 a 5 anos, onde a meta é atingir 95%.

Neste sábado também estarão disponíveis outras vacinas para atualização. As vacinas são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

A enfermeira responsável pelo Plano Nacional de Imunizações, Beatriz Zanfir Damaren, ressaltou a importância de manter em dias as vacinas, pois o Brasil que estava com índices de vacinação em torno de 90%, agora está com variação entre 55% e 60%. Algumas doenças que estavam erradicadas, como a poliomielite, retornaram.

Em Chapecó o Rotary também está engajado nesta campanha. Além de colaborar na divulgação uma das ações é a disponibilização de passeio de trem para quem for vacinar na unidade da Efapi. De acordo com o gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Rodrigo Momoli, as crianças que acessarem a sala de vacina e atualizarem o calendário vacinal terão o carimbo do “Zé Gotinha” e poderão passear de trem.

A Secretaria de Assistência Social do Município também está mobilizando as famílias para que levem suas crianças para vacinar.

Além disso, quem quiser aproveitar para fazer a vacina contra a Covid ou Influenza, também pode ir aos postos de saúde ou então no Vacimóvel. Neste sábado o veículo estará na Praça da Família, no São Pedro, das 13h30 às 17h30.