Escolas de Chapecó vão incentivar vacinação

As creches e escolas de Chapecó vão colaborar na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, que está em andamento. O objetivo é melhorar os índices de vacinação, que caíram em média de 90% antes da pandemia, para cerca de 60% após a pandemia. A exceção é a vacina BCG, que tem índice de 100% de cobertura.

Nesta semana uma equipe da Secretaria de Saúde de Chapecó está realizando reuniões com representantes da Educação, solicitando o engajamento nesta ação.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Láisa Jantsch Bandeira, destacou que um dos temas da reunião é o cumprimento da Lei estadual 17.821, que trata da obrigatoriedade de apresentação de caderneta de vacinação para a matrícula tanto na rede pública de ensino, quanto na rede privada. A lei até prevê um prazo de 30 dias para apresentação, sob pena de comunicação ao Conselho Tutelar.

Na quarta-feira, Laisa e o gerente de Vigilância em Saúde, Rodrigo Momoli, estiveram na Secretaria de Educação do Município, que tem mais de 25 mil alunos matriculados. Participaram da reunião a Diretora Pedagógica e de Gestão, Márcia Ines Bernardt Wurzius, a Gerente de Gestão de Pessoal, Marla Ivana Meinen Schardong, a Gerente da Gestão e Articulação Educacional, Luciana Saccon e o Gerente de Ensino Fundamental e EJA, Marcelo Frank Dal Piva.

E nesta quinta-feira, Laisa e Momoli estiveram com a gerente regional de Educação do Estado, Sandra Galera, e também com a presidente do Conselho Municipal de Educação, Ana Scherer. Nesta reunião também esteve presente a enfermeira responsável pelo Plano Nacional de Imunização em Chapecó, Beatriz Zanfir Damaren.

Lembrando que neste sábado será o Dia D de vacinação, quando estarão abertas as 26 unidades de saúde, das 8h às 11h e, das 13h às 16h30.