Inaugurada unidade de Saúde do Jardim do Lago

Foi inaugurada nesta quarta-feira a unidade de Saúde Dra Zilda Arns Neumann, no Jardim do Lago. Foi a segunda unidade nova entregue em apenas dois dias, sendo que na terça-feira foi entregue o Centro de Saúde da Família Giocondo Cella, no bairo Trevo

O investimento foi de R$ 1.085.082,31, sendo que R$ 512 mil são federais oriundos de emenda parlamentar do então deputado federal e agora prefeito João Rodrigues, R$ 520 mil do então deputado estadual Cesar Valduga, R$ 200 mil do deputado estadual Padre Pedro Baldissera e R$ 53.082,31 de contrapartida do município.

De acordo com o secretário de Saúde do Município, Jader Danielli, a unidade tem 446,49 m2 e vai atender uma população de oito mil usuários. “Atualmente temos duas equipes de saúde, 28 colaboradores, mas estamos vendo mais uma equipe para ampliar o atendimento”, disse o secretário.

O prefeito João Rodrigues destacou que esta é a quarta unidade de saúde entregue nos últimos 12 meses: Esplanada, Santo Antônio, Colônia Cella e Jardim do Lago.

“Recentemente também demos a ordem de serviço para o CEIM Mário Lanznaster, que terá 1,1 mil vagas, apresentamos o projeto do Centro Integrado de Saúde da Grande Efapi, com 7,4 mil metros quadrados e estamos implantando o novo Distrito Industrial, com mais de 70 lotes. Mas o mais importante é tirar a dor de uma pessoa. E aqui teremos um espaço mais humanizado para o atendimento”, disse o prefeito.

No mesmo ato ele assinou o projeto de lei que está sendo encaminhado nesta segunda-feira, para a Câmara de Vereadores, que estabelece o piso salarial nacional de Enfermagem em R$ 4.750,00. Os técnicos de enfermagem vão receber R$ 70% deste valor e os auxiliares de enfermagem vão receber 50% do valor. Chapecó já paga acima do piso para os enfermeiros, no valor de R$ 5.645,52, e para os auxiliares, no valor de R$ 2.780,65. Mas os técnicos de enfermagem terão reajuste de R$ 3.103,26 para R$ 3.325,00 após a lei ser aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito.

O presidente da Câmara dos Vereadores, Adão Teodoro, destacou que no período que esteve interinamente no comando da Prefeitura, assinou a ordem de serviço para a última etapa da unidade de saúde, que teve várias interrupções e troca de empresas até ser concluída.

O presidente do Conselho Comunitário do Jardim do Lago, Pedro Pires, agradeceu às autoridades por atender o pedido da nova unidade de saúde.

Também estiveram presentes na inauguração outros secretários, diretores, vereadores, equipes de saúde e moradores da comunidade.