A formação e capacitação para os profissionais que atuam na educação chapecoense são continuadas e entendidas pela Administração Municipal, como um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade profissional, realizado após a formação inicial, com o objetivo de assegurar um ensino de melhor qualidade aos educandos. A proposta da formação é dar continuidade à formação dos docentes em um permanente acompanhamento, para complementar, mudar e/ou melhorar a formação já obtida. Além disso, também serve para o aprofundamento de estudos da prática cotidiana do contexto real de desempenho profissional.
De acordo com a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera a formação continuada de professores é o processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade docente. É um processo que deve ser realizado ao longo da vida profissional, pois formar-se continuamente tornou-se uma necessidade numa escola que precisa lidar com gerações interativas e tecnológicas, comentou.
Participam todos os profissionais das mais diferentes áreas. A formação continuada foi oferecida para os profissionais que atuam em salas de Recursos Multifuncionais que nesse primeiro momento trabalhou a temática para aprender como preencher a documentação dos alunos, público alvo e atribuições de cada um. Já com os Coordenadores Pedagógicos da Educação Infantil, a formação terá como objetivo de instrumentalizar os profissionais com orientações e dicas de coordenação, projetos, planos de aula para que eles possam auxiliar os professores no atendimento das crianças.
Com a Aprendizagem Cooperativa, os professores de 4º e 5º ano receberam orientação sobre o projeto e as atividades para 2018. A formação para professores que estão iniciando este ano as atividades na Rede Municipal de Chapecó será apresentar o Projeto da Rede Municipal e o planejamento das atividades. Além disso, contemplará todas as disciplinas: Matemática, História, Geografia, Língua Portuguesa e Inglesa, Artes, Educação Física, Ciências e Ensino Religioso. Também foi dada continuidade as formações do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa- PNAIC, que iniciou em agosto de 2017.