Chapecó realiza abertura da Semana da Pátria

A solenidade de abertura da Semana da Pátria em Chapecó foi realizada na manhã desta quinta-feira, na Praça Coronel Bertaso. Foi realizado o acendimento da pira, hasteamento das bandeiras, execução do hino nacional pela Associação Coral de Chapecó e pronunciamento de autoridades.

O diretor de Segurança Pública de Chapecó, Clovis Ari Leuze, falou em nome do prefeito João Rodrigues.

“Nesses 200 anos de Independências quantas gerações das nossas famílias já passaram, já lutaram para desbravar esta terra. O quanto custou para termos a nossa liberdade, o nosso conforto? Hoje declaramos aberta a Semana da Pátria e convidamos a todos que venham assistir ao Desfile de Sete de Setembro, com as escolas e forças de segurança, onde vamos celebrar a nossa independência”, disse Leuze.

O comandante do 2o Batalhão de Polícia Miliar de Chapecó, tenente-coronel Ademir Barcarollo, fez um apanhado histórico da luta pela liberdade, desde a Revolução Francesa, citou um dos líderes da independêndia dos Estados Unidos, Thomas Jefferson e Independência do Brasil, proclamada por Dom Pedro I.

“Hoje nós exercemos nossa liberdade com plenitude, temos o direito de ir e vir. Mas a nossa liberdade não é de graça. Por isso ela é sagrada, é intocável”, disse Barcarollo.

A vereadora Sueli Suttili falou em nome da Câmara de Vereadores e destacou que este é um momento para refletir sobre o sentido da Pátria e o que é ser patriota.

Finalizando a solenidade a aluna Emanueli Wilhelm, da EBM Zélia Roque de Lima Munzi, declamou a poesia “Minha Vida”, de Vicente Guimarães.

De acordo com a secretária de Educação, Astrit Tozzo, nesta semana as escolas municipais vão trabalhar o tema da Pátria, atividades nas turmas, hasteamento e arriamento da bandeira e execução do hino nacional.

“Será uma semana de conversas em sala de aula, troca de experiências, análise dos nossos 200 anos de Independência, o valor e o sentido do que é a nossa Pátria. Neste ano teremos o desfile com o tema Escola e Família, ressaltando a importância do envolvimento dos pais juntamente com a escola, trabalhando juntos na Educação dos alunos”, disse Astrit.

Também estiveram presentes na abertura o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Nelson Krombauer, o capitão Glaicon Reitz, representando o comando dos Bombeiros, o policial rodoviário federal Cavalcante e demais autoridades.

No dia 7 de setembro, a partir das 8h, vão desfilar representantes das 86 unidades escolares do município, divididos em cinco núcleos, quatro escolas estaduais, cinco escolas particulares, duas universidades e as forças de segurança.