Chapecó amplia horário de atendimento nas unidades de Saúde

A partir desta semana o Centro de Saúde da Família (CSF) do Santo Antônio ampliou o horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Trata-se de uma estratégia de implantação gradual da Secretaria de Saúde de Chapecó, que iniciou dia 13/06/2022 no CSF Jardim América e dia 05/09/2022 CSF Leste. Com isso os horários de atendimento semanal destas unidades passam de 40h para 60h.

“Nosso município está inovando e ampliando os horários para ter um melhor atendimento ao cidadão chapecoense, que pode fazer o agendamento por whats app e não precisa ir de madrugada nas unidades de saúde. Também contratamos profissionais para montar mais dez equipes de Saúde da Família, ampliando o atendimento, com recursos da Prefeitura”, disse o prefeito, João Rodrigues.

De acordo com o secretário de Saúde de Chapecó, Jader Danielli, em outubro mais uma unidade vai ampliar o horário, que é o CSF Vila Real.

As demais unidades seguem com o horário normal, que é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Outras ampliações serão avaliadas pela secretaria, conforme a necessidade.

A gerente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Lígia Schacht, destacou que os CSF’s com horário ampliado passaram também a utilizar Whatsapp para melhorar a comunicação entre as equipes de Saúde da Família e os usuários. Com isso é possível solicitar atendimento através desta ferramenta( agendamento de atendimento, receitas, avaliação de exames, etc).

Schacht disse que a Atenção Primária à Saúde(APS) é considerada a porta de entrada do usuário do SUS e, em Chapecó se refere a um conjunto de ações de promoção e proteção à saúde, incluindo a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde. Esse nível de atenção também coordena o encaminhamento dos pacientes para a atenção secundária e terciária sempre que é necessário um atendimento especializado.

Um dos focos da APS é manter o vínculo com os pacientes ao longo de toda a vida, atuando de forma próxima e humanizada, para isso, nos Centros de Saúde da Família de Chapecó o modelo de acesso adotado é o Acesso Avançado (AA). Esse modelo permite aos pacientes buscarem cuidados primários de saúde - com seus profissionais de referência - no momento de sua necessidade ou escolha, sendo a premissa deste modelo: ‘Faça hoje o trabalho de hoje!’

É importante ressaltar que a forma de organização visa facilitar a identificação de prioridades e dar resposta a todos que procuram a unidade, e não transformar o serviço em uma unidade de pronto-atendimento, em que tudo será traduzido como prioridade, mas sim, garantir o atendimento integral com continuidade e em tempo oportuno.

“A unidade pode ser procurada durante qualquer período do dia, não sendo necessário chegar mais cedo e aguardar a unidade abrir pois, a escuta qualificada é realizada durante todo o período de atendimento do CSF”, disse Lígia.