Semana do trânsito encerra no domingo, com passeio ciclístico no acesso

A semana nacional do trânsito encerra no próximo domingo com passeio ciclístico no acesso Plínio Arlindo de Nes, na BR-480. Uma das pistas, a da saída da cidade, será fechada entre a rótula da bandeira até o trevo da BR-282, das 7h às 10h. A largada do passeio será às 8h. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Chapecó, por meio da Diretoria de Segurança Pública e Guarda Municipal e da Polícia Rodoviária Federal, com apoio dos Bombeiros e Aprocicli.

Uma ação similar foi realizada no domingo passado, na abertura da Semana do Trânsito. De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Chapecó, Roger de Lima, entre 200 e 250 ciclistas participaram do passeio. No dia 17 de setembro também teve ação no Ecoparque, no Domingo Amigo. Uma das atrações foram os minicarros elétricos.

Na quarta-feira foi realizada uma simulação de acidente de trânsito com vítimas, no Parque de Exposições Tancredo Neves. Os idosos e o alunos das escolas e universidade próxima tiveram a oportunidade de assistir o trabalho desenvolvido pelas forças de segurança do município. A ação contou com as equipes especializadas do corpo de Bombeiros, que ao se deparar com a vítima foi necessário o acionamento do SAER/FRON e SARA para agilidade no resgate e transporte da vítima.

Neste ano foram incluídos os idosos da nossa cidade na simulação, devido aos acidentes que vem ocorrendo com os mesmos no trânsito do município. Antes da simulação o Diretor de Segurança Púbica do Município, Clovis Ari Leuze, fez uma fala orientando sobre a postura dos mesmos junto ao trânsito.

No próximo sábado ocorrerá a ação "Trânsito Cidadão" que constará com o apoio dos núcleos das auto escolas e mecânicas da ACIC. O evento ocorrerá na Praça Coronel Bertaso, das 8h às 12h.

De acordo com Leuze, o cidadão poderá verificar a situação dos veículos, uso das cadeirinhas para transitar com crianças, baixar e se atualizar a respeito da CNH, emissão da credencial de estacionamento de idoso, teste de acuidade visual. Na avenida também pode visualizar um carro todo deteriorado devido a um acidente de trânsito por uso do celular ao volante, essa ação é em parceria com a Suporte Veicular.

Além destas ações, cerca de duas mil crianças vão receber orientações sobre trânsito nas escolas, somente neste mês, segundo a coordenadora do Setor de Educação para o Trânsito da Diretoria de Segurança Pública, Clarice Worma.