Chapecó realiza substituição de 200 contêineres da coleta seletiva

Iniciou na manhã desta segunda-feira a substituição de 200 contêineres verdes da coleta seletiva automatizada de Chapecó. De acordo com o secretário de Infraestrutura do Município, Luiz Paulo Carraro, estão sendo trocadas as unidades que já tem oito anos de uso e que estão quebradas ou com buracos.

“O investimento é de R$ 3 milhões e está sendo feito pela TOS, conforme previsto no contrato que a Prefeitura fez com a empresa. Eles são responsáveis pelo recolhimento, destinação, manutenção e limpeza dos contêineres. Já a limpeza do entorno dos contêineres é com a Prefeitura, que tem duas equipes volantes fazendo o serviço”, disse Carraro.

Os equipamentos são importados da Itália. O primeiro ponto de substituição foi na rua Aquiles Tomazelli, quase na esquina com a avenida Getúlio Vargas.

De acordo com a gerente de Saneamento da Secretaria de Infraestrutura, Graciela Heckler, em Chapecó a coleta automatizada tem mil pontos, sendo 700 contêineres verdes, onde devem ser colocados o lixo orgânico, como restos de alimentos e lixo de banheiro, e 338 contêineres laranjas, onde vai o lixo reciclado, como papelão, plástico, potes e garrafas.

Além disso a Prefeitura tem outros 262 contêineres de material reciclável que é de responsabilidade do município. O material é destinado para as associações de catadores.

Lembrando que alguns materiais não podem ser descartados nos contêineres. Eletrodomésticos, lâmpadas, pneus, mesas e cadeiras, devem ser encaminhados para um dos três Ecopontos, na Secretaria de Infraestrutura, na Prefeitura ou no Parque de Exposições Tancredo Neves.

Para restos de construção deve ser solicitado serviço de empresa especializada. As empresas que geram grande volume de resíduos também devem obedecer a um plano de destinação. Os galhos são recolhidos dentro de um cronograma, que está disponível no site da Prefeitura (www.chapeco.sc.gov.br). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3319-3600.