Curso de elaboração de projetos incentiva a captação de recursos

Seis servidores municipais de Chapecó participaram, nesta semana, do Curso Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, no Hotel Slaviero Essential, no bairro São Cristóvão. A iniciativa foi do Sebrae/SC para os municípios que aderiram ao Programa Cidade Empreendedora das regiões oeste, extremo oeste e meio oeste catarinense. O objetivo foi apresentar o conceito de captação, seus princípios e requisitos e explorar os seus fundamentos, a partir da construção de um plano de captação de recursos e do debate sobre os vários aspectos dessa competência.

A instrutora e palestrante Tatiane de Jesus conduziu o curso a partir das temáticas sobre o porquê captar recursos, em quais contextos os municípios estão inseridos na captação e quem são os financiadores que proveem recursos para o Poder Público (Governo Federal, organizações estrangeiras, setor privado). Também abordou os desafios enfrentados para elaborar projetos e captar recursos, modelos de financiamento, prioridades, metas e estratégias, análise de editais, elaboração de propostas, comunicação efetiva e ações para o fortalecimento da captação de recursos nos municípios.

Para a doutora em Serviço Social e servidora pública, Aline Fátima do Nascimento Magro, – que atua na área de projetos sociais e na gestão da política de assistência social de Chapecó – o curso foi conduzido com excelência, sendo oportunizado diversos conhecimentos e a troca de experiências, no que se refere a captação de recursos e projetos. “É um processo que envolve planejamento, análise de editais, pesquisa de dados e indicadores, capacidade de negociação, avaliação e qualidade na formulação, dando necessária observância às prioridades governamentais e da população, em consonância com o elegido pelas estruturas financiadoras”, comentou.

Segundo Aline, há diversas fontes e tipos de financiamento, sejam governamentais, emendas parlamentares, financiadores externos, privados, instituições e fundações. A área de projetos e captação requer formação profissional constante e perfil propositivo, investigativo, com competência de comunicação, flexibilidade, monitoramento, interrelações, articulação, diálogo e mediação. “Agradeço a oportunidade de participar dessa importante capacitação proporcionada pelo Sebrae/SC para agregar conhecimentos e habilidades, contribuindo com meu exercício profissional. Parabenizo aos organizadores pela formação, pois são verdadeiros parceiros do desenvolvimento regional!”.

Além da Aline, representaram o município de Chapecó: André Luiz Cecchin (professor da Fundação de Esportes de Chapecó), Chaiane Camila Dalla Costa (diretora de captação de recursos), Graciela Novakowski Heckler (gerente de saneamento), Kadigea Karine Dalapossa (administradora financeira) e Nathalia Rosa Walter (auxiliar administrativo).

Cidade Empreendedora

O programa Cidade Empreendedora tem como objetivo promover a transformação local pela implantação de políticas públicas de desenvolvimento. “Elaborado e desenvolvido pelo Sebrae/SC, o programa permite que o município institua estratégias e avance em ações práticas para fomentar o desenvolvimento econômico local”, explicou o gerente regional do Sebrae/SC no oeste Udo Martin Trennepohl.