Background

Notícias

Confira os grupos selecionados para o Festival Nacional de Teatro

Compartilhar

Foram divulgados na última quinta-feira (15), os grupos selecionados para o Festival Nacional de Teatro de Chapecó. Em sua 10ª edição o evento acontecerá entre os dias 23 e 28 de abril, e é composto por duas categorias, Mostra Oficial, com peças exibidas no palco do Teatro Municipal e Mostra Itinerante, com apresentações que irão circular pela cidade, aproximando as artes cênicas do cotidiano da comunidade.

As propostas foram inscritas entre os dias dez de janeiro de 2 de março. Neste ano foram 237 inscrições analisadas. Ao todo participaram do edital de seleção Grupos e Companhias Teatrais de mais de 60 municípios de 13 estados brasileiros e do Distrito Federal. Um número recorde desde que iniciou o encontro em 2008.

“Estamos muito felizes pelo número de inscritos no edital de seleção para programação oficial do Festival, e principalmente pela qualidade dos trabalhos inscritos. O Festival, que neste ano comemora uma década, é um grande presente para a comunidade Chapecoense que contará com uma extensa programação de sete dias de espetáculos gratuitos”, disse o Secretário de Cultura, Nemésio Carlos da Silva.

Para serem escolhidas para compor a programação oficial as propostas passaram por uma intensa avaliação. A novidade neste ano é que a Secretaria de Cultura lançou um edital para escolher os avaliadores, com conhecimento técnico específico para as áreas a serem avaliadas. Os avaliadores que analisaram todas as propostas inscritas foram Cláudio da Silva, de Macapá, Diana de Hollanda, do Rio de Janeiro e Elenor Cecon JR, de São Paulo.

Segundo eles é muito importante para a classe artística que o Festival aconteça. “Em meio à crise ter um edital que consegue dar um aporte financeiro para que um Festival aconteça é muito importante para que os espetáculos aconteçam e o movimento no mercado cultural não pare. Com todas essas inscrições percebemos que os grupos e companhias estão conseguindo produzir mesmo com recurso escasso. São peças muito distintas o que futuramente pode reestruturar o próprio festival, por áreas”, explicaram em um bate-papo.

Para chegar aos vinte espetáculos que irão compor a Programação Oficial neste ano, foram analisados critérios como excelência artística do espetáculo, qualificação dos artistas e técnicos, criatividade, inovação e originalidade do espetáculo.

Para o Secretário de Cultura, o importante é que o Festival não seja somente grande em números. “Estamos trabalhando para receber os espetáculos com o Teatro lotado, para que essas ações cheguem às comunidades, às escolas, às famílias e ao publico que nunca assistiu a uma peça. Mas também e principalmente queremos que essas ações sejam desenvolvidas com qualidade para que esse público que vá ao teatro, viva essa experiência que é estar vivenciando um espetáculo e que de lá ele não saia o mesmo. Esse é papel da arte, transformar, e isso que nos propormos com essa 10ª edição do Festival”, disse.

Confira o resultado completo, com a lista de suplentes, no link: https://goo.gl/p46ZGU .


Espetáculos Selecionados


Nacionais:

“A Descoberta das Américas” – Julio Adrião Produções – Rio de Janeiro, RJ;

“Caminhos, uma intervenção Urbana” – Cia Enviazada – Teresópolis, RJ;

“Cabeça Oca” – Cia Tatagadá – Itapira, SP;

“SóFridas” – Trip Teatro – Rio do Sul, SC;

“Passagem para dois” – Trompim Teatro – Caxias do Sul, RJ.


Local:

“Maracᔠ– Cia Contacausos – Chapecó, SC;

“Esticando as canelas – contos para enganar a morte” – Cia Contacausos – Chapecó, SC;

“Contos da Corte” – Cia de La Curva – Chapecó, SC;

“O Último Godot” – Voeverá Companhia de Teatro, Chapecó – SC.


Itinerante:

“Clube dos Palhaços” – Irmãos Brothers – Rio de Janeiro, RJ;

“Baús do tesouro” – Cia Artística Avenida Lamparina – Jaraguá do Sul, SC;

“OHNO” – BlackBerries Wilted Company – São José do Rio Preto, SP;

“Espia: Caixas de Lambe-Lambe” – Projeto Espia – Chapecó, SC;

“As Peripécias de Ama e Baltazar” – Cia Sonora – Curitiba, PR;

“Foi Coisa do Saci” – Cia Contacausos – Chapecó, SC;

“Dessas Interrupções” – Paola Zonta – Chapecó, SC;

“Histórias de Mauro – Aicila quer Amar” – Cia Tissier – Florianópolis, SC;

“As Margens do Rio Rosa” – Duavesso Cia de Teatro – Chapecó, SC;

“Varieté Humor Cítrico” – Cia de La Curva – Chapecó, SC.